contato@institutoacqua.org.br

Campanha de doação de sangue reúne 69 doadores no Hospital Macrorregional Tomás Martins em Santa Inês (MA)

21/08/2017

Iniciativa foi realizada em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da unidade de saúde

Para destacar a importância da doação de sangue, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), realizou campanha de incentivo à doação na última sexta-feira (18/8). Durante a ação foram coletadas 69 bolsas, o equivalente a 33,12 litros de sangue. O intuito é aumentar o estoque no Hemonúcleo da cidade.

A campanha foi motivada pelas comemorações pelo primeiro ano de implantação do hospital. A iniciativa também pretende suprir a demanda por bolsas de sangue para os atendimentos na unidade, como por exemplo, em cirurgias e pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A unidade é referência em alta complexidade para o atendimento da população das regiões de Santa Inês, Zé Doca e Pindaré e está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Ao longo do dia, profissionais da unidade e do Hemonúcleo realizaram a triagem de 100 possíveis doadores. Após o procedimento, foi iniciada a coleta. Ao realizar a doação, a conselheira tutelar Sulamita de Jesus Araújo, 27 anos, explicou o motivo que a levou a participar da ação. “Doar é um ato de amor e pode salvar vidas. No mês de abril meu pai foi atendido aqui e precisou receber duas bolsas de sangue. Fui informada que era necessário repor para que outra pessoa também pudesse receber. Se o meu pai não tivesse recebido aquelas bolsas não sei se ele estaria vivo. Então isso me encorajou a doar”, contou.

Inscrição para corrida – No mesmo dia, o hospital recebeu doações dos participantes da 1ª Corrida da Vida, atividade que também faz parte da programação de aniversário. Cada competidor doou uma bolsa de sangue como forma de inscrição para a corrida. Até sexta-feira (18/8), a unidade havia recebido 145 doadores.

O agente administrativo Raimundo do Carmo Mendes Junior, 26 anos, que fez a doação para participar da atividade, lembrou a importância do ato. “Estou com muita expectativa para a corrida. Acredito que será bem legal. Doar sangue é muito importante e vai ajudar outras pessoas, além de incentivar o hábito e ser um benefício social em prol de quem necessita”, pontuou.

O coordenador de enfermagem da unidade, Diego Froes, comemorou o número de doadores na campanha. “É um momento de sensibilizar mais doadores e fidelizar os que já têm essa prática. Estamos felizes pelo sucesso da primeira atividade em comemoração ao primeiro ano de implantação do Hospital Macrorregional Tomás Martins. Teremos ainda mais ações que ofertarão outros serviços à população”, destacou.

Programação – Além da campanha de doação de sangue, o hospital realizou hoje (21/8) treinamento para os profissionais sobre reanimação cardiopulmonar (RCP). No dia 22 acontecerá uma grande ação social na praça da Igreja Matriz, no centro de Santa Inês. A atividade gratuita está prevista para começar às 8h e contará com atendimentos de saúde, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, entre outros.

Um momento destinado à confraternização dos profissionais será feito no dia 25, às 15h. Haverá entrega de brindes e sorteios, além de apresentação do balanço das ações ao longo desses 12 meses.

A programação encerra com a 1ª Corrida pela Vida, para estimular a prática de atividades físicas entre profissionais de saúde e comunidade. A corrida será no dia 27, com concentração na Avenida das Laranjeiras (em frente à imagem de Santa Inês), às 7h.