contato@institutoacqua.org.br

CAMPANHA DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE LEITE MATERNO COMEÇA NA MATERNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE DO MARANHÃO

31/05/2019

Entrega de informativos e conversa com pacientes para falar sobre a importância do leite materno marcaram primeiro dia da ação

Com o tema “Doe Leite Materno, alimente a vida”, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), de São Luís, deu início na última segunda-feira (20/05) à campanha de incentivo e sensibilização à doação de leite materno. As ações educativas se estendem até o dia 31 deste mês em maternidades e hospitais gerenciados pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde.

“É um momento para sensibilizar as mulheres que estão na fase de lactação. Para ser doadora não precisa doar por muito tempo. O importante é que ela se sensibilize e faça qualquer doação desse leite que vai ser muito importante para os bebês da UTINeo”, explicou a coordenadora do Banco de Leite, Irenildes Rodrigues.

A campanha da MACMA segue as diretrizes e recomendações da ação de nível nacional que foi lançada na última sexta-feira (17/05). Durante o primeiro dia de atividades, a equipe do Banco de Leite Humano percorreu todas as enfermarias alertando as mães e gestantes sobre a importância do leite materno ser alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê, além de informar como fazer a doação. As lactantes também foram orientadas sobre higiene pessoal antes de iniciar a coleta, o local adequado para retirar o leite e ainda como conservar o material.

Diversos postos de coleta espalhados pelo país têm apresentado queda em relação ao número do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). No Maranhão, os números do Banco de Leite da MACMA têm aumentado. Em março foram arrecadados 80 litros e o mês de abril fechou com 102 litros de leite humano. No mesmo período do ano passado, os números apontaram 67 litros em março e 80 em abril.  “Mesmo com os números apresentando um crescimento aqui no Banco de Leite da MACMA, precisamos sempre conscientizar as mulheres sobre a doação do leite humano, uma vez que a coleta e a distribuição variam muito. Por isso, sempre precisamos manter esse nível de abastecimento para que não falte leite materno aos bebês prematuros”, lembrou Irenildes.

Importância – A dona de casa Maria José Moraes Silva, 33 anos, do município de São João dos Patos, distante 545 km de São Luís, falou da importância do Banco de Leite para os bebês que estão na UTI.  “Nos primeiros dias eu procurei o Banco de Leite e as enfermeiras me disseram que eu poderia doar e alimentar tanto meu filho como algum outro bebê que estivesse precisando. As mães que podem doar, que venham para o Banco de Leite, porque assim elas poderão ajudar e não deixar que nenhum bebê passe necessidade”, comentou a mãe do pequeno Luan Vitor, de 37 dias.

Além da coleta interna, para completar o estoque o Banco de Leite realiza a coleta externa. As doadoras são cadastradas e recebem orientação. A cada sete dias, a equipe de coleta vai à casa da doadora e recolhe o material. Durante a visita, a enfermeira realiza uma consulta aos bebês verificando tamanho, peso, como está a sucção, entre outros aspectos.

Quando o material chega ao Banco de Leite é dado tratamento técnico. Ele passa por processos onde é verificada a qualidade. Antes de ser pasteurizado, a bioquímica verifica, entre os vários aspectos, se há presença de sujidades para, só então, ser iniciado o processo de pasteurização.

O Banco de Leite atende lactantes de todos os setores da MACMA desde Centro Parto Normal, nas UTINeo até o alojamento conjunto. Quem deseja realizar doação de leite humano ou de frascos deve procurar a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, localizada à Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, bairro Cohab. Mais informações pode ser obtida pelos telefones (98) 3245-3457 ou 3245-2757.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *