contato@institutoacqua.org.br

Centro de Hemodiálise de Balsas (MA) celebra primeiro ano de funcionamento com mais de 48 mil atendimentos

24/03/2022

Solenidade de aniversário foi marcada pela celebração de culto ecumênico e avanços em saúde para a região pontuados por autoridades estaduais e municipais convidadas; Centro é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Centro de Hemodiálise de Balsas, no Maranhão, completa o primeiro ano de funcionamento com total de 48.347 atendimentos. A solenidade de comemoração foi realizada na manhã desta quinta-feira (24/03), com a presença de pacientes atendidos, profissionais da unidade de saúde e autoridades estaduais e municipais convidadas.

O Centro de Hemodiálise funciona em anexo ao Hospital Regional de Balsas e é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Eliabe Aguiar, diretor-geral do hospital, pontuou a importância dos serviços oferecidos pela unidade de saúde. “O Centro representa a junção de forças importantes tanto da política feita para as pessoas quanto a administração de instituições competentes, isso inclui o governador Flávio Dino, a Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Acqua, que é responsável pela qualidade da assistência. Estamos orgulhosos em fazer parte desse serviço e na expectativa de ampliarmos para um quarto turno de atendimento”, afirmou.

Na celebração, três pacientes, moradores da cidade de Fortaleza dos Nogueiras, e que são assistidos pela unidade de saúde, agradeceram pelos serviços e cuidados. “Ser atendida aqui no centro mudou tudo na minha vida porque estou perto de casa, da minha família e antes eu tinha que morar em outra cidade. Esse centro é para muitos uma felicidade imensa, incomparável”, disse Maria José Sousa Silva, 67 anos.

“Venho aqui três vezes na semana e numa van que o governo paga. Faz 7 anos que faço diálise. Aqui é bem melhor porque eu ia para Imperatriz e não tinha quem olhasse por mim, aqui eu tenho”, falou o aposentado José Maria de Moura Barros, 66 anos.

“O atendimento aqui é muito bom, sou agradecido”, disse Antônio Barros Lira, 56 anos.

A unidade de saúde funciona das 7h às 21h e conta com estrutura de 10 poltronas para atender a 30 pacientes com doença crônica renal, diariamente. Os atendimentos são acompanhados por equipe multidisciplinar. “Temos ainda 11 máquinas de diálise, com uma de reserva para atender aos pacientes. Administrar esse serviço é uma experiência nova, muito gratificante”, pontuou Célia Oliveira, supervisora administrativa do Centro.

Ao todo, o Centro de Hemodiálise já realizou 28.000 consultas multidisciplinares, 787 consultas médicas, 10.761 serviços de apoio e diagnóstico (SADT), 8.799 serviços de terapia renal substitutiva (que inclui 8.237 sessões de hemodiálise, 36 confecções de fistulas arteriovenosas, 134 implante de cateter duplo, 130 cateter para subclavia, 128 dilatadores de implante de cateter e uso de 134 guias metálicos para cateter).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *