contato@institutoacqua.org.br

Certificado de coragem é entregue para bebê após alta da UTI Neonatal do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA)

16/07/2021

Iniciativa garante assistência humanizada nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Após 40 dias de internação na UTI Neonatal do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), Maria Júlia teve alta hospitalar, na última quinta-feira (15/07), e recebeu da equipe assistencial um Certificado de Bebê Corajoso. A iniciativa integra as boas práticas de assistência em saúde, humanização e vínculo dos profissionais com famílias atendidas e rede de apoio. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Maria Júlia foi internada no Juvêncio Mattos para realizar cirurgia de correção de um teratoma sacrococcígeo, que, segundo os médicos, é um tipo de malformação congênita neoplásica. Todo atendimento foi realizado na unidade de saúde e a bebê continuará sendo acompanhada em consultas ambulatoriais, atendimento com nefrologista e, após 3 meses, será reavaliada clinicamente pelo cirurgião pediátrico responsável pelo procedimento cirúrgico.

A mãe de Maria Júlia é natural do estado do Pará e vive em São Luís há poucos dias. Ela agradeceu a entrega do certificado de coragem. ““Estou me sentindo uma pessoa vitoriosa. Minha filha é uma guerreirinha, desde a gestação. É a guerreirinha da mamãe”, disse.

Assistência humanizada – Além do certificado de coragem, o hospital infantil implanta os prontuários afetivos em 89 leitos de UTI Neonatal, UTIs Pediátricas e enfermarias. Dois modelos de prontuários afetivos estão sendo utilizados pela equipe assistencial. Na enfermaria pediátrica, as informações são o nome, apelido, dia do aniversário, nome da mãe e do pai, brincadeira preferida, desenho e comida favorita. Já os bebês da UTI Neonatal são identificados também pelas informações pessoais e da família, incluindo irmãos, o motivo do choro e um tipo de gosto específico.

Para Nayra Karoline, coordenadora de enfermagem do Juvêncio Mattos, tantos os prontuários afetivos quanto os certificados de coragem contribuem na autoestima e valorização dos pacientes. “É um projeto coletivo que promove também a integração das equipes e o fortalecimento dos vínculos, tão importante nesse momento de assistência e internação”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *