contato@institutoacqua.org.br

Em um ano de gestão Acqua, Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (MS) avança e marca 34 mil procedimentos

05/06/2020

Hospital, referência para 33 municípios, recebeu gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio de contrato emergencial que encerrou na última quinta-feira (04/06)

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) no período de 12 de junho de 2019 a 04 de junho de 2020, na modalidade de contratação emergencial, registra em um ano mais de 8.800 consultas realizadas, 18.139 exames de diagnósticos, 1.060 internações, 1.964 cirurgias e 4.360 diagnósticos de oftalmologia. Durante o período foi possível otimizar e reorganizar o fluxo de atendimento beneficiando pacientes de 33 municípios.

A diretora-geral da unidade, Patrícia de Oliveira, destacou os principais avanços que ocorreram durante a gestão. “Iniciamos com 22 leitos ativos e entregamos agora o hospital com 32 leitos. Ao longo desses meses sob gestão do Instituto Acqua tivemos o Recursos Humanos ampliado com mais médicos e demais colaboradores, houve a adequação dos fluxos e processos de trabalho de regulação e implantação do Núcleo Interno de Regulação. Ainda estruturamos as agendas médicas, contamos com a implantação do SAME e setor de patrimônio e das comissões internas, fizemos revisão de prontuários e óbitos, educação permanente e estruturação do faturamento”, destacou.

O hospital foi criado com objetivo de realizar demandas de baixa e média complexidade, para reduzir a fila de espera por esses procedimentos. Ao longo de 12 meses a unidade registrou mais de 34 mil procedimentos ambulatoriais nas especialidades de Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Vascular e Oftalmologia. Em abril de 2020 o hospital passou por mudança de perfil e começou a atender com leitos de clínica médica para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

“Agradecemos ao Instituto Acqua e SES pelo apoio, gestão e compartilhamento de conhecimento e esforço da equipe na execução deste projeto. Esses avanços foram em prol de todos os usuários da rede SUS, da população douradense, e dos 33 municípios da macrorregião. Tivemos o reconhecimento dos pacientes, estado e auditoria. Esse projeto demonstrou comprometimento da gestão e se tornou mais um case de sucesso”, afirmou Patrícia de Oliveira.

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados recebeu gestão emergencial do Instituto Acqua, por contrato de seis meses com renovação por mais seis meses. Em 19 de março, o Diário Oficial de Mato Grosso do Sul publicou resultado do chamamento público para a nova gestão da unidade hospitalar que registrou outra Organização Social vencedora.

Diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero demonstrou satisfação diante dos indicadores positivos da organização. “Observar tantos avanços é a certeza de que atuamos no caminho certo. Parabenizo toda equipe que esteve nessa iniciativa e fez a diferença na vida de muitas pessoas. O Acqua está muito honrado por ter gerenciado o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados com a parceria do Governo por meio da SES. Queremos cada vez mais trabalhar pela população do Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *