contato@institutoacqua.org.br

Encontro de Gestores consolida Instituto Acqua em nove unidades

18/12/2017

Profissionais mostraram dados de atendimento ao longo do ano, casos resolvidos com sucesso, avanços conseguidos e objetivos a serem alcançados em 2018

Muita informação e muita emoção, assim podem ser resumidos os dois dias de evento do Encontro de Gestores 2017, realizado pelo Instituto Acqua em São Luís (MA) com os profissionais das nove unidades de saúde gerenciadas pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão.

Com o tema ‘Inovações e perspectivas atuais no campo da qualidade da atenção à saúde’, o encontro foi realizado nos dias 14 e 15 de dezembro e trouxe para todos os presentes os balanços de cada unidade ao longo de 2017 e os objetivos a serem alcançados em 2018.

O primeiro dia de evento começou com a recepção do diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, e seguiu com palestras de representantes da SES. Marina Nascimento Souza, coordenadora de Controle e Avaliação da Secretaria de Estado da Saúde, falou sobre o ‘Controle e Avaliação da SES’ e Egídio de Carvalho Ribeiro, coordenador da Central de Regulação da SES, sobre a ‘Regulação dos Serviços de Saúde’. Os profissionais da SES trouxeram aos presentes informações importantes sobre a forma de prestação de contas à secretaria dos serviços realizados e o funcionamento da central de regulação de leitos.

Ainda no primeiro dia foram realizadas as apresentações do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e das unidades regionais Macrorregional Tomás Martins (Santa Inês), Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago (Pinheiro) e Regional de Balsas.

O diretor-geral do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson lago, Edilson de Medeiros Junior, deu como exemplo a mudança na marcação de consultas que permitiu que moradores de mais municípios fossem atendidos na unidade. “Demos transparência aos procedimentos da unidade e assim acreditamos que ela está mais acessível à população de forma geral.”

O segundo dia foi reservado às maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, além do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e Casa de Apoio Ninar, cuja apresentação emocionou todos os presentes, pois mostrou boa parte dos atendimentos realizados na unidade, inaugurada em julho deste ano.

“Quando estava fazendo esse projeto minha mãe disse que estava ficando meio maluca, pois abandonei meu consultório, minha vida, por um sonho. Mas tenho encontrado pessoas que compraram a ideia desse sonho, dessa casa que pode ser reproduzida pra qualquer patologia, na maneira de cuidar da família de qualquer pessoa que está doente”, contou Patrícia Souza, diretora-clínica da Casa de Apoio Ninar.

Os dois dias de evento tiveram participações dos coachs Eduardo Debs e Marcelo Loro, nas aberturas e encerramentos das palestras.

Números – Ao longo de 2017, as nove unidades da parceria Instituto Acqua/SES no Maranhão realizaram 785,6 mil consultas, 1,3 milhão de exames, 28 mil internações, 10 mil cirurgias e mais de 15 mil partos. Números que mostram o tamanho da responsabilidade dos profissionais que atuam nestas unidades de saúde.

“Foram dois dias de muito aprendizado pra todas as cerca de 100 pessoas que participaram do encontro. Ao longo das palestras todos puderam trocar informações, ver as ações positivas realizadas com sucesso em determinada unidade e que pode ser replicada em outro hospital, por exemplo, mas foi, sobretudo, um momento de comemorar as metas atingidas e fazer novos compromissos para em 2018 continuar a atender a população maranhense com excelência”, finalizou o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.