contato@institutoacqua.org.br

Família reencontra parente depois de 20 anos a partir de contato no Facebook do Hospital Municipal de São Francisco do Sul

18/04/2016

"Faltam palavras para agradecer ao Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça e ao Instituto Acqua por ter nos ajudado a encontrá-lo. A solidariedade de vocês e a disponibilidade em retornar nosso contato foram fundamentais para que pudéssemos viver esse momento." Essa foi a forma como Patrícia Souza agradeceu a equipe do hospital pelas informações que a auxiliaram a reencontrar seu tio, Luiz Eduardo Wanke, 64 anos, em São Francisco do Sul (SC), após quase 20 anos sem contato com a família.

Moradores da cidade de Varginha (MG), a família de Patrícia buscava em casas de repousos, hospitais e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da região catarinense pistas sobre o paradeiro do tio, com quem perderam contato após ele ter sofrido um acidente de trabalho em Itapoá (SC). Com traumatismo craniano e depois de 45 dias em coma induzido, Luiz Eduardo perdeu grande parte da memória e passou a contar apenas com o apoio da esposa, Maria Cecília Lopes.

Sem ter qualquer lembrança da família ou dados de contato da mãe e do irmão mais novo, Luiz Eduardo foi procurado pelos familiares de Patrícia. As pistas obtidas indicaram apenas que ele morava em São Francisco do Sul. "Ele trabalhava com construção civil no Paraná e em Santa Catarina, e a cada hora estava morando em um lugar diferente. Procuramos por vários lugares durante esse tempo e tínhamos muito medo de uma notícia ruim a respeito de seu paradeiro", explicou Patrícia. O objetivo principal da procura era promover o reencontro entre ele e a mãe, Augusta Wanke, já com 86 anos de idade.

Contato pelo Facebook – Em 1º de abril, data em que o Instituto Acqua comemorou seu primeiro ano na gestão do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, Patrícia Souza entrou em contato por meio de mensagem na fanpage da unidade no Facebook. O texto pedia qualquer informação sobre o paradeiro de Luiz Eduardo. "No dia 5 de abril recebi a resposta do hospital com a notícia de que havia um registro no sistema interno da UPA da cidade com o nome do meu tio, endereço e telefone. Naquela hora eu nem tinha voz e pernas, tamanha era a emoção em receber aquela mensagem", contou emocionada.

Com o número em mãos, ela e a irmã falaram com Luiz Eduardo. O reencontro foi marcado para três dias depois desse contato. Foram 12 horas de viagem até São José dos Pinhais (PR), onde deixaram Augusta na casa de parentes, e mais de quatro horas até a Vila da Glória, em São Francisco do Sul. Nem a demora gerada pela falta de conhecimento da região desanimou Patrícia e seu pai, o aposentado José Fernandes de Souza, em seu objetivo.

O reencontro entre mãe e filho ocorreu no último domingo (10/4). Chorando muito, Luiz Eduardo abraçou Augusta e os demais familiares, em um momento que marcou todos que estavam ali. "Foi uma mistura de felicidade, aflição e dúvidas, mas, no final, todas as expectativas foram superadas pela alegria desse momento inesquecível depois de tanto tempo de distância", comemorou o irmão José Fernandes.

Foto: Patrícia Souza/Arquivo pessoal