contato@institutoacqua.org.br

Farmácia do Himaba (ES) amplia estoque de medicamentos e materiais

08/08/2021

Com início da gestão do Instituto Acqua, setor do hospital infantil de Vila Velha agora contabiliza 1900 itens entre medicamentos e materiais e preenche 95% do armazenamento 

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES), ganha destaque frente ao setor de Farmácia. No início da gestão do Instituto Acqua, a meta traçada para a área foi suprir a ausência de medicamentos e materiais no período de 60 dias, ação que foi alcançada e também registra, atualmente, o triplo do investimento se comparado à gestão anterior: um salto de 65% para 95% e cerca de 1900 itens disponíveis para diversas enfermidades diagnosticadas e tratadas na unidade, incluindo síndromes raras e procedimentos com os quais o hospital é referência. A unidade é administrada pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

O Supervisor da farmácia do Himaba, Odilon Azevedo Calian, relata que a organização tem sido feita de forma com que esteja sempre abastecida. Os pedidos são realizados a cada 30 dias, após análise de estoque e em quantidade suficiente para o fornecimento de 45 dias aos pacientes, levando em consideração fatores como prazos de cotação, pedido e entrega, por exemplo. O aumento da realização de cirurgias cardiológicas também trouxe modificações para o fluxo de itens que abastecem o departamento. O investimento, segundo Odilon, dobrou acompanhando a demanda. Para manter o centro cirúrgico em ordem, há ainda uma farmacêutica específica responsável pelo planejamento da seção. “A nova administração dobrou o capital de investimento no estoque da farmácia e isso faz com que nós possamos, não só manter o atendimento, como também exercê-lo com excelência. Para o segundo semestre, temos a perspectiva de trazer ainda mais segurança e qualidade para o serviço da farmácia”, ressalta Odilon.

Além dos setores do hospital, a Ala Covid-19, anexa à instituição, também registra a reposição constante de medicamentos como bloqueadores e anestésicos desde sua inauguração, em abril deste ano, não tendo registrado nenhuma ausência de suprimentos neste período. Para o resultado satisfatório desse abastecimento, a unidade também conta com apoio do setor de compras em que todo o processo, desde a chegada da solicitação até a entrega do pedido, é feito pelos profissionais que atuam no departamento. “De imediato assumimos o compromisso em abastecer a farmácia do Himaba e conseguimos chegar ao melhor resultado que a unidade observou. A população de Vila Velha e região pode ter certeza de que hoje o Himaba conta com farmácia eficiente e equilibrada, graças aos investimentos, à parceria com o Governo do Estado e os profissionais que dedicam trabalho e conhecimento para tornar as ações possíveis”, pontua Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *