contato@institutoacqua.org.br

Feira Vegana do ABC reúne folia e solidariedade em Santo André (SP)

26/02/2023

Clima de Carnaval e campanha de arrecadação de itens para doação às famílias vítimas das chuvas do Litoral Norte de São Paulo foram destaques

A tradicional Feira Vegana do ABC, idealizada pelo Instituto Acqua, ocorreu no último domingo (26/02) em Santo André (SP). O evento reuniu 35 expositores de gastronomia, cosméticos, acessórios têxteis, artesanatos e foi marcado pelo clima carnavalesco e atitudes sociais. A próxima edição será em 26 de março, também na matriz do Instituto Acqua, na Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, das 11 às 18h. A entrada é gratuita. O evento conta com espaço pet friendly e bicicletário gratuito. Nesta edição, o bloco de Carnaval animado pela Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas (ARCA) agitou com as tradicionais marchinhas. E a solidariedade teve grande destaque. O Instituto estimulou o público diante de doações para serem encaminhadas às famílias vítimas das chuvas que atingiram as cidades do Litoral Norte de São Paulo. O Fundo Social de Solidariedade de Santo André destinará a arrecadação.

O público pôde adquirir produtos cruelty free, ou seja, aqueles que não geram qualquer tipo de prejuízo para os animais em sua produção, e que seguem padrão natural de testes e fabricação. As opções em gastronomia sempre são espetáculo à parte com sabores, texturas e ingredientes especiais, que deixam os visitantes com “água na boca”.

Para todos os públicos – Oficinas gratuitas também movimentaram o espaço, como a produção de chaveiro em macramê, com a artesã e jardinista Alice Nagata; a oficina de Cubo Modular em Origami, com a artesã Ana Griz; e ainda a aprendizagem sobre vaso autoirrigável, com a educadora ambiental Carolina Estéfano.

Dentre os produtos comercializados, roupas, cosméticos, ervas para diversas finalidades, saboaria, objetos de decoração, costura criativa, mandalas, entre outros. Os preços variaram entre R$ 4,00 e R$ 170,00. “Não conhecia a feira e achei incrível. Viemos porque sou amiga de um expositor e achamos a proposta e os produtos maravilhosos”, disse Milena Matsubara, engenheira ambiental.

Bag The Hope, marca produtora de Ecobags em tecido 100% algodão, esteve entre os novos expositores e reforçou o compromisso de destinar 20% do lucro a Organizações não Governamentais, de proteção a animais silvestres, com intuito de preservar a biodiversidade. As instituições participantes são o Santuário de Elefantes do Brasil e o Instituto Tamanduá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *