contato@institutoacqua.org.br

Governador Flávio Dino vistoria o Ninar e o hospital infantil Dr. Juvêncio Mattos (Governo do Marnhão)

28/06/2016

O governador Flávio Dino vistoriou, na tarde desta segunda-feira (27), as instalações do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, ambas integrantes do Complexo Hospitalar Dr. Juvêncio Mattos, no Centro de São Luís. As unidades integram o conjunto de políticas públicas de saúde infanto-juvenil desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Inaugurado em 14 de março deste ano, o Ninar se constitui hoje em um importante centro de referência em saúde e pesquisa científica. Voltado para o atendimento infanto-juvenil, o espaço foi construído para o avanço de pesquisas sobre doenças neurológicas, a exemplo da microcefalia. O objetivo é levar tratamento de última geração para famílias que dependem exclusivamente dos serviços de saúde pública no Maranhão.

Atendimento especializado

Com corpo clínico especializado, o NINAR dispõe de pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas, além de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

Em termos de infraestrutura, o centro de referência possui oito consultórios e duas salas de acolhimento, além de quatro espaços para reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Para a realização de exames na área de imagem, como análises clínicas, ultrassonografia, entre outros, a unidade conta com aparelhos de ponta para diagnóstico em crianças de 0 a 13 anos.

“Estamos trabalhando intensamente. Pela primeira vez há um aparelho exclusivo para crianças”, afirmou o governador Flávio Dino, durante vistoria ao Ninar. A unidade de saúde foi construída pelo Governo do Maranhão em parceria com o Instituto Acqua.

UTI e variedade de especialistas

No Hospital Infantil Juvêncio Mattos, o governador vistoriou as instalações de UTI Pediátrica e Neonatal. A unidade conta com pediatras, neonatologistas, cardiologistas, neurologistas, psicólogos, nefrologistas, hematologistas, dermatologistas, otorrinolaringologistas, cirurgiões geral, plástico e buco-maxilo-facial. “Vamos continuar essa trajetória de expansão do atendimento infantil, inclusive interiorizando serviços”, disse Flávio Dino, ao final da inspeção no hospital.

Marcação de Consultas

Para marcar uma consulta no Ninar ou no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, basta ligar nos telefones (98) 3232-6635 e 3232-6566, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.