contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) implanta novo sistema de radiologia com visualização de imagem em 2,5 segundos

10/06/2022

Nova tecnologia utilizada no Hospital infantil de Vila Velha reduz em 20% a radiação emitida durante o exame e a expectativa é aumentar em 30% o número de atendimentos do setor

Com a continuidade de implementar novas tecnologias que agilizem o atendimento e tragam mais comodidade aos usuários do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), a unidade hospitalar acaba de implantar moderno detector de Raio-X digital DXD DR, que capta imagem e a disponibiliza na tela do computador em apenas 2,5 segundos. Além da agilidade, a ferramenta ainda reduz em 20% o nível de radiação emitido durante a realização do exame, conferindo mais segurança tanto para os pacientes quanto para os profissionais de radiologia. Atualmente, o hospital está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Na CR (radiologia computadorizada em que as placas de fósforo são expostas a radiação e depois digitalizadas em aparelhos de scanner), utilizada anteriormente, a duração média do procedimento era de 5 minutos por paciente, enquanto que com o atual sistema digital, a permanência na sala será de aproximados 1 minuto e meio. Nele, a imagem é enviada para o PACs (Servidor de imagens) da instituição e o médico tem acesso imediato ao material. Este dispositivo pode armazenar até 200 imagens localmente para uso contínuo, mesmo quando uma conexão Wi-Fi não estiver disponível, com a transmissão realizadas assim que a conexão for estabelecida.

Antes da substituição do sistema analógico pelo digital, no dia 1º de junho, os 19 colaboradores do setor de radiologia passaram por treinamento para compreender a nova tecnologia e absorverem o passo a passo operacional da máquina. O coordenador do setor de radiologia do Himaba, Aloisio Antônio Batista Cunha, pontua que esse é um importante avanço para o hospital e que, com a rapidez oferecida pelo aparelho, a expectativa é de que o número de atendimentos aumente em 30%. “Entre pacientes internos e externos (encaminhados de outras unidades), com o dispositivo anterior, vínhamos registrando média de 3 mil exames mensais. Para os próximos meses, a perspectiva é assistir até 4 mil crianças e adolescentes. Um investimento que vem para somar, com toda certeza. A qualidade de imagem é bem superior, com aprimoramento de detalhes, contrastes, nitidez, e outros fatores, o que torna o diagnóstico ainda mais confiável e ágil”, explica.

Desde que assumiu a direção geral do Hospital infantil de Vila Velha, Fabio Diehl assegura a importância de agregar recursos tecnológicos a todos os campos de atuação da unidade de saúde, partindo da gestão – com a ferramenta de Power BI – aos setores médicos e assistenciais. “Os recursos humanos podem, e devem, ser potencializados com aparatos de ponta. Acompanhamos a evolução da medicina e, pouco a pouco, trazemos essas inovações para melhor acolher as crianças e adolescentes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Recentemente atualizamos nossos focos cirúrgicos, investimos na teleconsulta e agora chegamos ao setor de radiologia. Um ano se passou desde que o Instituto Acqua assumiu a gestão do Himaba e, mesmo com muitos planos a serem colocados em prática, vemos o quanto evoluímos neste período. É o trabalho de toda a equipe em evidência”, comemora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *