contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) promove apresentação de orquestra e cursos de aleitamento materno durante Agosto Dourado

01/08/2022

Durante o mês de agosto, equipe do Banco de Leite do Hospital infantil de Vila Velha realiza ações de conscientização entre pacientes e colaboradores, com objetivo de ressaltar a importância do leite humano no desenvolvimento de crianças e na redução da taxa de mortalidade infantil

A partir desta semana, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES) e atualmente sob gestão do Instituto Acqua, realiza ações e atividades referentes à campanha mundial Agosto Dourado, criada em 1991 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com objetivo de propagar a importância e incentivar o aleitamento materno. A iniciativa vai envolver desde pacientes e acompanhantes a colaboradores da unidade. A apresentação da orquestra do Instituto Artes sem Limites, na área verde da instituição, às 9h30, abriu a programação nesta segunda-feira (01/08). Para encerrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, no dia 05 de agosto, haverá sorteio de duas bolsas de crochê, sendo uma para colaboradores e outra para usuários do Himaba.

Durante todo o mês de agosto, o Comitê de Aleitamento Materno também vai desenvolver cursos de manejo e sensibilização do aleitamento tanto para profissionais clínicos e residentes de pediatria quanto para o corpo não-clínico da unidade, a exemplo dos setores administrativo, de higienização, das recepções entre outros.

A neonatologista, presidente do Comitê de Aleitamento Materno e coordenadora do Banco de Leite Humano do Himaba, Angélica Carvalho, explica que a campanha desenvolvida todo ano no mês de agosto é uma forma importante de engajar a sociedade na causa e difundir os benefícios do alimento, considerado “padrão ouro”.

“O leite humano não só é a principal fonte de alimento do recém-nascido como também é fator determinante no desenvolvimento da criança e na redução das taxas de mortalidade infantil. Já temos comprovação de que o ato de amamentar tem impacto significativo no desenvolvimento psicossocial dos filhos, contribui com o desempenho escolar, estimulando a produtividade, além de possuir efeito protetor contra a obesidade infantil”, pontua a médica.

Hoje, o leite captado no Banco de Leite Humano do Himaba atende à demanda interna dos bebês prematuros ou de baixo peso que se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do hospital. A quantidade, no entanto, não é suficiente para contemplar todos os bebês. “Precisaríamos de 70 litros semanais, porém essa é a média que costumamos registrar durante todo o mês. Por isso é tão importante contarmos com a solidariedade e empatia das mães que atendem aos requisitos para serem doadoras”, relata Angélica Carvalho.

No primeiro semestre de 2022, o Hospital infantil de Vila Velha registrou 170 doadoras e a captação de aproximadamente 346 litros de leite humano, conseguindo direcionar para 227 recém-nascidos da Utin.

Informações – Atualmente, o Banco de Leite Humano do Himaba realiza atendimento presencial com agendamento das 8h às 16h, todos os dias da semana, incluindo feriados. A coleta ainda pode ser feita pela instituição na residência da lactante, às quintas e sextas, também de forma agendada pelo telefone (27) 3636-3151. No dia anterior, é feito o contato para confirmar a retirada do leite na residência, de acordo com as instruções e direcionamentos fornecidos pelas profissionais.
Vale lembrar que, para ser uma doadora, a lactante precisa estar saudável e sem fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação. Além disso, é necessário apresentar exames laboratoriais recentes, realizados no período de 6 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *