contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) promove capacitação sobre assistência ventilatória e síndromes respiratórias agudas

10/07/2022

Equipes assistenciais e multidisciplinar do Hospital infantil de Vila Velha participaram de treinamento, que foi dividido em quatro módulos e, em breve, será disponibilizado na plataforma de ensino à distância do Instituto Acqua, organização que administra a unidade

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES), segue cronograma de capacitações para profissionais do setor médico e assistencial. Nos dias 29 e 30 de junho, 1º e 4 de julho, a unidade realizou treinamento sobre assistência ventilatória e síndromes respiratórias agudas, coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da instituição. A iniciativa contou com quatro módulos, sendo um deles aula prática. O conteúdo completo será disponibilizado, em breve, na plataforma de ensino à distância do Instituto Acqua, organização social responsável por administrar o hospital desde abril de 2021. Vale ressaltar que o hospital mantém treinamentos para profissionais de diversas áreas – como importante registro, foram 559 capacitações, de janeiro a este início de julho.

Ana Carolina Santana Girão, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do Himaba, que esteve à frente da organização da atividade, pontua a importância de agregar conhecimento não só aos colaboradores da instituição como também levar o conteúdo para profissionais de outras unidades gerenciadas pelo Acqua, ainda mais em um período no qual as síndromes respiratórias agudas estão em alta. “As síndromes respiratórias têm sido uma das principais causas de internação de crianças nesta época do ano. Muitas chegam a agravar e há a necessidade do uso de assistência ventilatória. É um recurso que faz toda a diferença no tratamento dos pacientes e cabe a quem está na linha de frente deter o conhecimento sobre o manejo do equipamento”, explica.

Lucas Gonçalves, técnico de equipamento médico, foi o responsável por ministrar a aula prática da operação de ventiladores pulmonares. Segundo ele, o profissional bem treinado e consciente de seu papel na operação do equipamento transmite mais segurança e qualidade na assistência prestada aos pacientes. “As máquinas atuam, entre outras funções, no fortalecimento pulmonar, com capacidade de respirar completamente pelo paciente, sendo uma das principais fontes de suporte a vida das vítimas de insuficiência respiratória. Em tempos de pandemia, por exemplo, vimos a demanda crescer e muitas pessoas se curarem pelo auxílio que receberam pelos aparelhos. No entanto, quem está operando o recurso também possui grande responsabilidade neste processo, por isso capacitações como esta são de alta valia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *