contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) promove Encontro da Família Canguru para conscientizar sobre Dia Mundial da Prematuridade

16/11/2022

Referência estadual em método canguru desde 2012, Hospital infantil de Vila Velha realiza evento como forma de integrar pais de bebês prematuros e sensibilizar profissionais da instituição sobre o tema. Edição deste ano acontece nesta quinta-feira, 17 de novembro

Há 10 anos, o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES) e administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promove o Encontro da Família Canguru, evento realizado no mês de Novembro como forma de integrar familiares cujos recém-nascidos estiveram internados na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) do hospital e também sensibilizar os profissionais acerca dos cuidados essenciais com bebês que nascem entre 22 e 37 semanas. Neste ano, a comemoração acontece no dia 17 de novembro (oficialmente o Dia Mundial da Prematuridade), às 9h30, no refeitório do Himaba.

A programação vai envolver café da manhã para famílias convidadas, música ao vivo, momento de reflexão e integração, a ser finalizado com a distribuição de cartinhas escritas por profissionais da instituição para essas mães e seus bebês.

No ano de 2012, via Ministério da Saúde, o Hospital infantil de Vila Velha recebeu o reconhecimento de referência estadual em método canguru, importante técnica utilizada para favorecer o desenvolvimento de bebês prematuros.

Segundo Angelica Carvalho, presidente do Comitê de Aleitamento Materno do Himaba e tutora do Método Canguru no Himaba, o encontro, que acontece desde a concessão do título ao hospital, é uma forma de estimular a rede de apoio entre familiares que já passaram pelo período de internação com seus filhos prematuros e os que estão passando atualmente. “Por ano, nosso hospital recebe uma média de 180 prematuros. Temos o compromisso de compartilhar informações importantes e que auxiliem no desenvolvimento desses recém-nascidos. A todo momento reiteramos a importância dos pais nesse processo, que depende muito do contato pele a pele, da demonstração de afeto e da prática do aleitamento materno. Quando integramos essas famílias, possibilitamos a identificação entre eles. É quando se dão conta de que não estão sozinhos, mas que possuem muitas pessoas dispostas a ajudar”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *