contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) é selecionado para receber projeto piloto do programa Hospital Seguro para internação da Pessoa Idosa

29/04/2019

Desenvolvido pelo Hospital do Coração (HCor), programa visa qualificar atendimento da pessoa idosa em todo o país; unidade de saúde gerenciada pelo Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão foi escolhida como pioneira na aplicação do projeto piloto

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), de São Luís (MA), sediará projeto piloto do programa Hospital Seguro para a internação da Pessoa Idosa, desenvolvido pelo Hospital do Coração (HCor), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde. Em 25 e 26 de abril, profissionais da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram de capacitação para qualificação do atendimento à pessoa idosa.

A coordenadora do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde (LICS) do HCor, Enilda Lara, falou sobre a metodologia da capacitação das equipes, realizada de forma presencial e também na modalidade Educação à Distância (EaD). No total, serão dez passos a serem implantados pelo HCM. “Aqui no Carlos Macieira será implantado o projeto piloto por meio de dois eixos. Um direcionado para o uso da caderneta da pessoa idosa e o outro é o eixo Hospital Seguro para o Idoso. Nossa meta é estar presente em cinco hospitais até 2020”, explicou.

No primeiro dia, a equipe do HCor formada pelas gerontólogas Jeane Quintas e Paula Brun, a enfermeira Juliana Gomes e o geriatra Daniel Apolinário, além da coordenadora do LICS, apresentaram à equipe de profissionais do HCM os objetivos do programa com os passos de implementação e visitaram a estrutura física da unidade de saúde para realização de um diagnóstico. O segundo dia de atividades foi dedicado à oficina e formulação do plano de trabalho no HCM.

Segundo a coordenadora adjunta da Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Elizabete Ana Bonavigo, o convite ao HCM partiu de uma leitura de que o Maranhão está investindo e se destacando na temática. “Um dos motivos do convite ter vindo para cá é porque a Secretaria de Saúde do Maranhão fez um esforço junto aos municípios para implementação da caderneta da pessoa idosa e, hoje, 100% deles aderiram a ela, o que qualifica a atenção à pessoa idosa”, disse.

Na prática, a qualificação vai melhorar o atendimento à pessoa idosa em todo o estado tendo a caderneta como principal instrumento de informação para as unidades de saúde. “A ideia é fazer o percurso do idoso bem cuidado, tanto na atenção especializada quando nas unidades básicas de saúde. A caderneta tem todo o histórico de atendimento. É como se fosse um prontuário. E as equipes estarão preparadas para identificar questões específicas, por exemplo, a indicação de medicamentos”, pontuou Enilda Lara.

“O Brasil é um país que tem uma população grande que vai envelhecer nos próximos anos. Teremos mais idosos que crianças. O programa vem capacitar as equipes de saúde para um atendimento na integralidade, observando as questões biopsicossociais, nas dez etapas pontuadas, que vai desde a sinalização do atendimento até questões de internação longa em hospitais especializados”, acrescentou Enilda.

Presente na abertura da capacitação, o diretor-geral do HCM, Edilson Medeiros, destacou a importância da qualificação para a rede de atendimento em saúde do estado. “Mais importante é qualificar as nossas equipes, que já fazem esse trabalho. Essa qualificação dará mais confiança para que possamos acompanhar as pessoas idosas e a partir disso ser piloto para outras unidades do estado”, concluiu.