contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Juvêncio Mattos (MA) apresenta dados de atendimento e ações sociais durante Encontro de Gestores 2018

26/12/2018

Em 2018, hospital gerido pelo Acqua realizou mais de 316 mil atendimentos e 2,7 mil cirurgias

Pautado pela assistência, humanização e responsabilidade social, o Complexo Hospitalar Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), foi a sexta unidade de saúde a apresentar balanço geral das atividades no Encontro de Gestores 2018, promovido pelo Instituto Acqua – que gerencia a unidade no Maranhão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) – dias 13 e 14 de dezembro.

Na apresentação do hospital, a coordenadora-geral de enfermagem, Deilza Moraes, destacou o calendário de eventos promovidos anualmente, como o Dia Internacional da Mulher, Semana de Enfermagem, Semana do Aleitamento Materno, Semana da Criança e a Semana da Prematuridade, além da adesão da equipe em capacitações e envolvimento com ações sociais.

“A missão do hospital é promover assistência em saúde, sendo referência no atendimento materno-infantil na capital maranhense. Além dos serviços prestados, há um olhar da unidade para as questões sociais tanto dos funcionários quanto dos usuários do hospital”, disse Deilza.

Em outubro, o Hospital Dr. Juvêncio Mattos promoveu grande ação social para crianças de diversas comunidades da capital, com a realização de 182 atendimentos e consultas pediátricas, distribuição de brindes, recreação, pintura facial, vacinação, orientações sobre higiene bucal e cuidados com o bebê, teste de glicemia e aferição de pressão arterial para os adultos.

“Incentivamos periodicamente a participação dos funcionários em ações sociais diversas, como a arrecadação de lenços para pacientes com câncer e distribuição de cestas básicas às famílias de pacientes internados, desenvolvemos um projeto que estimula a promoção da saúde e bem-estar que atuam na assistência e também realizamos a comemoração do aniversário de pacientes de longa duração”, explicou Deilza.

Em 2018, o Complexo realizou mais de 316 mil atendimentos, com 42.983 consultas médicas, 35.146 consultas multiprofissionais e 2.702 cirurgias realizadas. A unidade conta com 93 leitos e uma média mensal de mais de 12 mil procedimentos e 200 partos por mês. Outro grande destaque foi a realização do mutirão de fissura labiopalatina, que atendeu 36 crianças de todo o estado em três dias e integrou a campanha nacional de cirurgias nessa especialidade.

A coordenadora de enfermagem do hospital também apontou como conquistas a implantação da Residência Multiprofissional e do time de curativos e padronização de coberturas, além do tratamento de crianças com epidermólise bolhosa.

Experiência exitosa – Alguns depoimentos foram apresentados como experiências de sucesso da unidade. Um deles com relato da mãe do menino Henri Levy, que nasceu prematuro aos 7 meses e 2 semanas, pesando 1,6kg. Os dois permaneceram durante um mês e cinco dias na unidade intermediária de terapia intensiva.

“A experiência me fez aprender valores e cuidados que eu não sabia como lidar com uma criança prematura. Foi uma experiência difícil emocionalmente e os profissionais do hospital me deram todo apoio, conforto e hoje temos amizades que vou levar pra vida inteira. Meu filho é uma criança saudável e até periodicamente acompanhado em consultas no Juvêncio”, relatou.