contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é referência no atendimento de crianças com lábio leporino e fenda palatina no Maranhão

30/01/2017

Unidade de saúde realiza cirurgias de correção dessas doenças, de forma regular, desde o ano passado; 23 casos já foram atendidos nesse período

Michele Martins, 37 anos, deu à luz a João Miguel na Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA), e assim que recebeu o bebê em seus braços viu que o filho nasceu com lábio leporino e fenda palatina. Antes da alta médica, ela foi orientada e recebeu o encaminhamento para que o recém-nascido fosse operado no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, também na Capital maranhense. As duas unidades de saúde estão sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Após fazer exames e iniciar o tratamento de um sopro cardíaco, o bebê passou pela cirurgia de correção do lábio leporino em maio do ano passado. “Foi excelente o tratamento que recebemos. A médica foi muito atenciosa e carinhosa. Ele teve alta no dia seguinte e depois de 15 dias já retirou os pontos e retornamos para avaliação”, contou a dona de casa, moradora da cidade de Paço do Lumiar, distante cerca de 30 quilômetros do hospital.

A família também recebeu orientações sobre os cuidados durante a fase de recuperação em casa. “Agora parece que ele não tem nada. Quase não dá para perceber a cicatriz. Ficou perfeito”, reforçou. A criança passou a se alimentar melhor e a beber água com mais facilidade. Hoje com um ano e nove meses, ela fará novos exames para corrigir a fenda palatina. “Agora estamos tratando para que a cardiologista libere meu filho para essa outra cirurgia”, explicou Michele, que também é mãe de outros três filhos.

Cirurgias de correção – Desde 2016, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é a única unidade no Estado que faz cirurgias plásticas em crianças com lábio leporino e fenda palatina de forma regular, com o apoio de equipe multiprofissional, o que gerou 23 procedimentos ao longo desse período. Antes de estarem disponíveis para as crianças maranhenses, essas cirurgias só podiam ser realizadas em São Paulo.

“A possibilidade de ter acesso ao procedimento aqui facilita a vida da família, que evita o longo deslocamento, e da criança, que tem a chance de levar uma vida tranquila e saudável mais rapidamente”, explicou Andréa Moraes, diretora administrativa da unidade. Consideradas malformações congênitas, que ocorrem antes de o bebê nascer, o lábio leporino e a fenda palatina podem surgir juntos e atingir um ou ambos os lados do rosto. No lábio leporino, a formação do lábio superior é incompleta, o que gera uma abertura entra e boca e o nariz do bebê. Isso acontece porque as duas partes da face não se uniram adequadamente na gestação. A fenda palatina ocorre quando o palato (céu da boca) não se fecha.

“Pacientes da Capital e de municípios do interior chegam referenciados ao Juvêncio Mattos para fazer o procedimento. Assim que recebem o diagnóstico, as crianças passam por exames pré-operatórios. A partir de um mês de vida já é possível operar, dependendo do resultado da análise de cada caso”, afirmou o pediatra Cláudio Araújo, diretor-geral do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. O procedimento geralmente é realizado em três dias.

No pós-operatório, os pacientes recebem acompanhamento da equipe multidisciplinar da unidade, composta por diversos profissionais, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pediatras e cirurgiões plástico e buco-maxilo-facial. “Oferecemos a assistência desses especialistas e fornecemos todas as orientações para a família em relação às consultas de retorno e demais procedimentos. A recuperação é tranquila e a criança logo melhora sua capacidade de comer e respirar”, destacou Araújo.

A cirurgiã buco-maxilo-facial do hospital, Ingrid Oliveira, realizou o procedimento em João Miguel e disse estar satisfeita por contribuir para que crianças nessa situação conquistem mais qualidade de vida. “A satisfação em vê-las sorrindo e reabilitadas e a felicidade dos pais e familiares é impagável. Sem o apoio de todos os profissionais envolvidos no tratamento não seria possível desenvolver esse trabalho com tamanha excelência”, explicou.

Referência no Estado – Além dos procedimentos de reparação de lábio leporino e fenda palatina, a unidade de saúde é referência no Estado do Maranhão na realização de cirurgias de apendicectomia (retirada do apêndice), biopsia retal, cateterismo umbilical (introdução de cateter na veia ou artéria umbilical do recém-nascido), drenagem torácica, vesicostomia (abertura feita entre a bexiga e a pele para expulsão da urina) e hérnia diafragmática, entre outras.