contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional da Transamazônica (PA) promove Bloco da Segurança do Paciente

28/02/2023

Em clima de carnaval, equipes promoveram informação descontraída para profissionais de diversos setores

Encerrando a programação alusiva ao carnaval, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA) promoveu o Bloco da Segurança do Paciente. O objetivo foi reforçar as seis metas de Segurança do Paciente, criadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004 para reduzir o problema do cuidado inseguro. De forma lúdica, por meio de jogos, e concurso de paródias em ritmo de marchinhas carnavalescas, as ações ocorreram durante toda a semana e foram realizadas em todos os setores da unidade, que é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa).

“O tema de carnaval foi escolhido para trazer suavidade à rotina dos profissionais que atuam aqui no HRPT. Sabemos que a rotinha hospitalar não é fácil. Por isso, sempre buscamos temas relevantes e transformamos em jogos e brincadeiras voltadas para aquele assunto”, explica Roberto Santana, supervisor do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

Organizada pelo NSP, a ação contou com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Coordenação de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Campanha de doação de sangue – Além das seis metas de Segurança do Paciente, a unidade também reforçou a importância da doação de sangue, justamente neste período festivo, em que a população acaba se ausentando dos hemocentros, resultando na baixa dos estoques.

“Estamos aproveitando para reforçar a importância da doação de sangue, pois só o HRPT consome 50% a 60% do estoque do Hemopa para atender procedimentos de média e alta complexidades, além dos atendimentos de urgência e emergência”, explica Fabrício Ramos, coordenador da Agência Transfusional da unidade.

O Hospital Regional Público da Transamazônica atende mais de 20 especialidades, sendo referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da região: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *