contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) comemora um ano de atividades com programação da Campanha Outubro Rosa

26/10/2018

Unidade realizou mais de 300 mil atendimentos e é referência para 14 municípios do entorno

Localizado na região Sul do Maranhão, o Hospital Regional de Balsas realizou, no período de 21 a 27 de outubro, atividades de conscientização contra o câncer de mama e colo do útero integrando a Campanha Outubro Rosa e celebrando um ano de atividades na região. Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade hospitalar já realizou 318.501 atendimentos nas áreas de consultas, cirurgias, internações e exames em geral – números de setembro de 2017 a agosto deste ano. A programação contou ainda com a confraternização dos servidores, distribuição de bolo e gincana esportiva.

O diretor geral do hospital, Eliabe Wanderley de Aguiar, destacou a importância da unidade na promoção da saúde à população da região. “Este hospital foi feito para ajudar as pessoas, sem privilégios. Estamos aqui trabalhando para defender a vida dos cidadãos, independente de ideologias. Nossa missão é promover acesso a saúde de todas as pessoas”, ressaltou.

Na unidade, a campanha teve início com dois dias de realização de exames preventivos e ginecológicos. Ao todo, 62 mulheres foram atendidas nas consultas, acompanhadas por enfermeiras do hospital e da farmacêutica Maria Luna, que também é graduada em Citopatologia. Maria, que é professora vinculada com a Universidade Federal do Maranhão, conduziu palestra na manhã da sexta-feira (26), abordando o tema da prevenção do câncer de colo do útero. "O autocuidado e a regularidade dos exames são muito importantes. Este tipo de câncer tem 100% de cura se for acompanhado e prevenido desde o início. Menos de 20% das mulheres no Brasil fazem os exames ginecológicos com regularidade." comentou a professora.

Entre os fatores de risco estão o baixo nível socioeconômico das mulheres que limitam o acesso a saúde e alimentação adequada, iniciação sexual precoce, diversidade de parceiros sexuais, entre outros. O câncer de colo de útero é o terceiro tipo que mais mata no mundo. No Brasil, a região norte é a que tem mais índices deste tipo de doença.

O câncer é um vírus transmitido sexualmente. Existe uma relação direta com o vírus do HPV. É uma doença silenciosa e atinge homens e mulheres e existem mais de cem tipos de vírus diferentes. A prevenção ainda é o principal recurso de combate à doença. “A doença não é uma preocupação somente das mulheres. Homens também são transmissores do vírus. É preciso estar alerta a sangramento nas relações sexuais e a vacina não impede o preventivo. Em qualquer posto de saúde, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem tomar a vacina”, pontuou Maria Luna.

Para Linaira Lima Gomes, de 27 anos, servidora do hospital no setor farmacêutico, as atividades da campanha serviram de orientação para o melhor cuidado com a saúde. “A campanha foi muito importante porque dá oportunidade pra gente ter mais conhecimento sobre esses cuidados, a importância do preventivo e ter mais qualidade de vida." 

Atendimento com qualidade – O Hospital Regional de Balsas oferece assistência materna de urgência e emergência obstétrica 24h, é referência para pelo menos 14 municípios da região e mantém 50 leitos entre UTI, UTI Neo, clínica e maternidade.

A unidade de saúde ainda possui estrutura para realizar atendimentos nas especialidades de clínica médica, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral e pediatria, além de exames laboratoriais e diagnósticos em oftalmologia e cardiologia; e serviços de diagnóstico por imagem como ultrassonografia, mamografia, exames de radiologia, tomografia e endoscopia.