contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) promove roda de conversa sobre mitos e verdades na amamentação

31/08/2021

Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A campanha de incentivo à amamentação foi pontuada com diversas atividades promovidas pelo Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, durante todo o mês de agosto. No encerramento da programação, em 26 de agosto, foi realizada roda de conversa sobre mitos e verdades sobre a amamentação, conduzida pelas consultoras em aleitamento materno, Katleem Rovenda  e Renata Feitosa de Morais.

Com apresentação de técnicas de manejo e informações especializadas em boas práticas de amamentação, as profissionais abordaram aspectos da cadeia hormonal, formatos de bicos, a importância do contato pele a pele, maneira de amamentar em mulheres de parto cesariano, posições do bebê, a pega correta, descida do leite, massagens, ordenha, ingurgitamento e manejo clínico.

De acordo com a doula Renata Feitosa são considerados mitos de amamentação a noção de que o leite materno pode ser um alimento fraco, os formatos diferentes do bico do peito, a hora certa da amamentação, a relação com alguns alimentos e a dificuldade de amamentar como sintoma hereditário.

“É muito importante abordagens assim em forma de diálogo para quebrarmos alguns mitos muito recorrentes pelo senso comum. O leite materno é o melhor alimento para o bebê, ele já possui a água necessária, bicos artificiais não são recomendados de forma alguma, os dois seios podem ser usados na amamentação e dados indicam que o bebê que é amamentado até pelo menos ao 6º mês vai ter um desenvolvimento muito melhor”, explicou a profissional.

A programação do Agosto Dourado no Hospital Regional de Balsas iniciou no dia 05 de agosto com diálogo entre profissionais de saúde sobre ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e visita técnica da equipe do Departamento de Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA), com entrega de kits mamãe/bebê.

Ao longo do mês outras atividades foram realizadas e incluíram rodas de conversa, palestras e práticas sobre amamentação. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *