contato@institutoacqua.org.br

HOSPITAL REGIONAL DE BALSAS (MA) PROMOVE SEMANA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

31/05/2019

Ação orientou profissionais da unidade sobre técnicas corretas de lavagem das mãos; prática contribui para reduzir até 40% incidência de infecções

O Hospital Regional de Balsas (MA), unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove até dia (31/05) campanha de alerta sobre higienização das mãos. A medida reduz em até 40% a incidência de infecções.

As equipes do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) dialogam com colaboradores e profissionais da saúde para orientar e demonstrar a forma correta de higienizar as mãos. “Enfatizamos a prática de higienização das mãos para evitar infecções. Essa ação é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na segurança do paciente e em todos os níveis do sistema de saúde” pontuou Rayane Rodrigues de Araújo, enfermeira responsável pelo SCIRAS.

Durante a abordagem educativa cada profissional respondia uma das perguntas sorteadas com auxílio de um dado. Enfermeiros e técnicos de enfermagem eram orientados sobre os momentos que devem ser prioridade na higienização, entre os quais, antes e após o contato direto com o paciente, bem como ao tocar qualquer mobília e outras superfícies próximas ao leito.

A campanha também alertou os profissionais sobre a lavagem das mãos antes da realização de qualquer procedimento asséptico, após risco de exposição a fluidos corporais e remoção das luvas. Além destes aspectos, técnicas de como higienizar as mãos com água e sabonete e a fricção antisséptica das mãos com álcool também foram abordados na atividade.

Capacitação em segurança – Além da campanha de higienização das mãos, a unidade recebeu capacitação em Segurança do Paciente. Nos dias 27 e 28 de maio, a atividade contou com profissionais da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional  (UCINco) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCA). A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente, contribui para a minimização de riscos, incidentes e eventos adversos aos pacientes relacionados à assistência prestada.

“São ambientes que podem oferecer mais riscos à segurança do paciente, em virtude das particularidades dos neonatos. Estamos capacitando e sensibilizando os profissionais em prol da segurança e promoção da cultura de segurança na unidade”, pontuou a enfermeira Samara Lima da Silva, do NSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *