contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua leva para Himaba (ES) novas tecnologias

15/02/2022

Sistema de Business Intelligence e pesquisa de satisfação eletrônica são novidades que chegam ao Hospital Infantil de Vila Velha; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), investe em desenvolvimento tecnológico. Para tornar as rotinas assistencial, médica e administrativa mais ágeis e simplificadas, a unidade passará a contar com sistema Business Intelligence (B.I) do Instituto Acqua, organização social que administra o hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A tecnologia dará acesso aos gestores para dados como número de leitos ocupados e disponíveis, indicadores gerais, bem como quantidade de exames e cirurgias realizadas, pacientes atendidos, entre outros indicadores.

Jonas Emanuel Vieira, coordenador de Tecnologia da Informação, e Wesley Alves, analista pleno da área, destacam o avanço realizado. “É um mecanismo que possibilita o acesso a dados importantes, que podem ser acessados de qualquer lugar e, consequentemente, oferecem maior assertividade no planejamento de melhorias. Sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados”, explicam.

Além da nova ferramenta, nos últimos meses, a equipe também se dedicou a implementar a pesquisa de satisfação eletrônica, realizada pelo setor de qualidade. Os formulários manuais preenchidos em papel passaram a ser aplicados em tablet pelos pesquisadores. “Os recursos tecnológicos têm o poder de transformar a gestão. A instantaneidade da informação é a base para que haja agilidade nas tomadas de decisões e, principalmente, coerência e qualidade nos resultados. Podemos, e devemos, utilizar o que temos ao nosso alcance para modificar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e, hoje, esse é o maior compromisso do Instituto Acqua à frente do Himaba”, garante Fabio Diehl, diretor-geral do Himaba.

Para Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, as novidades passam pelo trabalho de transformar a realidade do hospital. “O Instituto Acqua exerce três pilares que sustentam a boa gestão. Eficiência, transparência e compromisso. Essas são ações que nos motivam a avançar com o trabalho no País. No Himaba trouxemos a experiência adquirida para transformar a unidade em modelo coeso e se tornar exemplo. Tecnologias como o B.I permitem corrigirmos falhas e melhorarmos os serviços ofertados à população. É a responsabilidade aliada ao esforço para fortalecer o SUS”, pontua o gestor.

Um comentário em “Instituto Acqua leva para Himaba (ES) novas tecnologias”

  1. Raphael Silva disse:

    Parabéns pelo desenvolvimento do sistema Jonas Emanuel Vieira. Certamente agiliza e proporciona maior qualidade no atendimento dos pacientes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *