contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua realiza campanhas de prevenção contra Aids e DSTs e alerta sobre o risco de dirigir alcoolizado no Carnaval

13/02/2017

Ações acontecerão em seis unidades de saúde em São Luís, Pinheiro e Santa Inês, todas sob gestão do Instituto em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

Com a proximidade do Carnaval, o Instituto Acqua realizará campanhas de conscientização e prevenção em seis unidades de saúde sob sua gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. As ações serão realizadas ao longo de 21 de fevereiro e destacarão dois temas: a prevenção contra Aids e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e os riscos de dirigir alcoolizado. A programação inclui diversas atividades para a população de São Luís e das regiões da Baixada Maranhense e de Santa Inês.

Na Capital maranhense, haverá atividades no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e nas maternidades Benedito Leite, Marly Sarney e Nossa Senhora da Penha. Nesses locais, a campanha dará enfoque à prevenção contra Aids e DSTs. Em Pinheiro, as ações se concentrarão na Praça Centenário e no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago e, em Santa Inês serão realizadas na Avenida Castelo Branco, no Centro da cidade, por profissionais do Hospital Macrorregional Tomás Martins. As duas unidades destacarão os riscos de dirigir alcoolizado.

Pacientes, acompanhantes e profissionais da Maternidade Benedito Leite poderão assistir a apresentações teatrais e participar de caminhada com marchinhas de Carnaval pelos setores da unidade. Quem passar pela maternidade nesse dia, das 8h às 17h, também receberá material informativo, preservativos e aconselhamento com equipe multidisciplinar e poderá fazer o teste de HIV. No mesmo horário, haverá teste rápido, orientações ao público e distribuição de preservativos e material informativo na Maternidade Marly Sarney.

Na Maternidade Nossa Senhora da Penha o dia começará com palestra sobre HIV, sífilis e hepatite B, às 9h. Os participantes também poderão fazer teste rápido, a partir das 10h20, e receber aconselhamento com a assistente social da unidade às 10h40. A programação encerra com entrega de preservativos às 11h.

Ao longo do dia 21 de fevereiro, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos contará com distribuição de material informativo para a população e entrega de kits de prevenção contra DSTs.

Pinheiro e Santa Inês – A equipe do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, levará para os moradores da região várias ações preventivas, das 8h às 17h, na Praça Centenário. Os profissionais farão testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis, aferição de pressão arterial e peças teatrais sobre prevenção de acidentes e DSTs, além de dinâmicas com o público por meio do projeto Anjos da Alegria. Na unidade de saúde, haverá entrega de preservativos e material informativo.

Em Santa Inês, as atividades acontecerão na Avenida Castelo Branco, no Centro do município, das 8h às 12h. Com apoio do Hemonúcleo da cidade, os profissionais da unidade darão orientações sobre a importância de doar sangue. A campanha, nessa região, pretende captar possíveis doadores para abastecer o banco de sangue do Hemonúcleo. A ação também contará com distribuição de material informativo sobre prevenção de acidentes e os riscos para quem dirige alcoolizado.