contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua recebe homenagem por trabalho que promove ensino gratuito para jovens

15/12/2017

Projeto Universidade Cidadã foi destacado por mudar a vida de jovens que almejam carreira profissional; evento realizado em Santo André, na sede do Instituto, também marcou novo conselho consultivo da Noctuam

O Instituto Acqua recebeu na última terça-feira, 12 de dezembro, homenagem da rede de ensino Noctuam Educação, parceira no projeto Universidade Cidadã. A cerimônia, realizada no Espaço Vivências e Convivências do Instituto, em Santo André, contou com diretores da Instituição, estudantes e ex-alunos que participaram dos cursos ofertados, além de parceiros e professores. O evento também marcou a definição do novo conselho consultivo da Noctuam que representará as ações para o biênio 2018-2019.

Diego Zuculin, fundador da Noctuam Educação, demonstrou alegria pelos resultados obtidos ao longo do ano e destacou a importância de encurtar caminhos entre os jovens e a universidade. “É impressionante acompanhar de perto a evolução desse trabalho e perceber como os resultados aparecem de forma rápida. Não tinha dúvidas de que faríamos história diante de diversas comunidades brasileiras. Aos poucos estamos avançando e o curso sempre será a ponte entre esses estudantes e o Ensino Superior, tão importante e tão distante deles. E essa parceria com o Acqua e a Casa1 só nos deixa ainda mais entusiasmados e otimistas para encarar os desafios”, destacou.

Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua e apoiador do projeto Universidade Cidadã, recebeu o ‘Prêmio Noc Educação – Agente de Transformação’ das mãos de Guilherme de Lucas, coordenador de projetos educacionais da Noctuam Educação. O gestor enfatizou a relevância do trabalho consagrado pelos profissionais da Noctuam, bem como parabenizou os estudantes que participaram dos cursos preparatórios. “É importante destacar que nós do Instituto Acqua ficamos muito felizes com essa parceria, não apenas por saber que estamos contribuindo para melhorar a vida desses jovens, mas sim pela paixão com que os profissionais da Noctuam investem nessa iniciativa. Queremos estudar para o próximo ano alcançar ainda mais jovens e, sem dúvida, vamos contar com o apoio e união desses estudantes que já fizeram o curso preparatório. É uma rede, e só depende de nós somar esse esforço. Parabenizo cada aluno e ex-aluno que com muita força de vontade e foco persiste nos seus sonhos”, concluiu.

Quando o sonho vira coragem

Com atuação em Santo André, São Paulo e Maranhão, o projeto Universidade Cidadã é uma das iniciativas que o Instituto Acqua mantém desde 2016. Wamberto da Silva Luz, 20 anos, é um dos jovens que conquistou acesso à universidade a partir do programa. Após participar das aulas do curso pré-vestibular gratuito, realizado em 2016 em São Luís (MA), o jovem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obteve bolsa integral para o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade Pitágoras, por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos). O rapaz é o primeiro da família a ingressar no Ensino Superior. Ele mora com os pais e mais três irmãos.

A conquista por uma vaga no Ensino Superior deste ano também era o sonho de duas alunas da turma de Santo André (SP) do projeto Universidade Cidadã. Elas participaram das aulas no Centro Comunitário Tamarutaca com cerca de 18 pessoas da comunidade e região. A dona de casa Loide Novaes, 50 anos, foi aprovada pelo Sisu para cursar Pedagogia na UFAC (Universidade Federal do Acre) e obteve bolsa integral do ProUni para o mesmo curso na Faculdade Anhanguera, em Santo André. “O projeto foi maravilhoso e me deu um apoio enorme”, comemorou. Nessa mesma unidade de ensino, a operadora de máquinas têxteis Rute Rodrigues, 50 anos, também conquistou 100% de bolsa em Pedagogia.

Danilla da Silva Tavares, 21 anos, realizou o curso pré-vestibular na Casa1, em São Paulo. Ela não apenas efetuou a matrícula, como também levou uma amiga para integrar os estudos. “Meu foco é cursar psicologia na Unifesp, ou quem sabe entrar no Mackenzie, mas sem dúvida esse curso do Universidade Cidadã montou uma boa base pra mim. Me sinto bem à vontade com os professores e percebi o quanto avancei desde que comecei a estudar aqui”, pontuou.

Novo conselho consultivo

A cerimônia promovida no Espaço Vivências e Convivências, além de enaltecer o trabalho dos profissionais que atuam no projeto e reunir os estudantes, serviu para divulgar o novo conselho consultivo da Noctuam Educação composto por Thiago Oliveira, Marcelo Tas, Sandro Magaldi, Caio Dib, Monique Evelle, Felipe Carvalho, Murilo Bronzeri, Ronaldo Pepe Querodia, Antonio Napole, Julio Faco, Mariana Queiros, Persio Mandel, Patricia Meirelles e Walter torre Jr. A Noctuam mantém diversos projetos educacionais e parceiros espalhados pela região do Grande ABC. O Universidade Cidadã é o projeto que a rede de ensino atua em conjunto com o Instituto Acqua.

Sobre o projeto

Iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Noctuam Educação, o projeto Universidade Cidadã oferece curso preparatório gratuito para jovens de baixa renda e teve atuação no Maranhão, Santo André e neste ano contou com a participação da Casa1, uma república de acolhimento para LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) que foram expulsos de suas casas. Fundado em 2015 por iniciativa do jornalista Iran Giusti, o espaço está localizado na Bela Vista (SP). Além de república de acolhimento, a Casa 1 é um centro cultural e educacional. O curso preparatório do projeto Universidade Cidadã iniciou em junho nesse mesmo local. Para integrar a ação, prioriza a participação de pessoas de baixa renda que fazem o ENEM, mulheres chefes de família sem trabalho, pessoas da comunidade LGBT, pais e mães solteiros que tenham a guarda de filhos menores de 18 anos, responsáveis legais de pessoa com deficiência física ou mental e indígenas, além de considerar critérios de raça para a seleção dos alunos.

Fotografias: Vitória Martins e Rafael Brito