contato@institutoacqua.org.br

Lançamento da Camerata de Choro reúne cerca de 100 pessoas no Espaço Vivências e Convivências em Santo André (SP)

10/07/2017

Evento marcou retomada do gênero musical no Grande ABC e abriu programação de atividades do local; atividade contou com galinhada da chef Cris Mota

O resgate do tradicional choro na região do Grande ABC aconteceu no último sábado (8/7), durante o lançamento da Camerata de Choro no Espaço Vivências e Convivências, do Instituto Acqua, em Santo André (SP). Cerca de 100 pessoas circularam pelo evento, que marcou a abertura da programação de atividades culturais do local e contou com galinhada preparada pela chef andreense Cris Mota e a presença de pequenos produtores.

Para Carlos Moura, um dos integrantes da Camerata de Choro, a apresentação no espaço foi o primeiro passo para trazer novamente a força desse gênero musical para a região. “A parceria com o Instituto Acqua é a melhor coisa que aconteceu para o choro, porque o gênero estava apagado no ABC, que foi o berço dele durante as décadas de 80 e 90. O apoio e suporte do Acqua é fundamental nesse momento”, destacou o músico, que toca violão de sete cordas.

Além de Moura, a Camerata é composta por Lula Gama (violão de seis cordas), Maik Oliveira (bandolim), Daniel Taurizano (cavaco), Pedro Pita (pandeiro) e Leandro Candido (flauta). Ao longo da apresentação, o grupo executou temas autorais e grandes clássicos, como Entre Amigos, Remexendo, Arranca Toco e Flor Amorosa, entre outros.

Quem passou pelo Espaço Vivências e Convivências também pôde experimentar uma galinhada feita pela chef Cris Mota, vencedora do reality show de gastronomia Hell’s Kitchen Brasil, em 2016. O prato teve venda antecipada pela internet, na semana do evento, e também no próprio local. O valor arrecadado será revertido para os projetos sustentáveis desenvolvidos pelo Instituto nos locais em que atua. “Foi um prazer imenso retornar a esse espaço e ajudar o Acqua a criar um ambiente propício à gastronomia saudável e que dá oportunidades para que ações de resgate da cultura aconteçam. Gastronomia é cultura e Santo André merece incentivos como os que o Instituto fez”, disse Cris.

“Eu amei a iniciativa e me surpreendi com as vendas. Voltamos felizes pra casa e com certeza voltaremos aqui nos próximos eventos”, comemorou Cleuza Queiroz, da empresa Cambusales. Ela e o marido fizeram parte do grupo de pequenos produtores que participaram do evento expondo produtos artesanais em barracas montadas ao longo do espaço. O casal levou itens como licor, tempero, patês, geleias e mousses, entre outros, feitos a partir do cambuci.

Além de receber eventos, atividades culturais, exibição de filmes, cursos em diferentes áreas e feiras, o Instituto Acqua também incentiva a economia criativa e o encontro de produtores culturais, artesanais, de entretenimento e gastronômicos com a comunidade por meio do Espaço Vivências e Convivências.

Curso de alimentação saudável – A próxima atividade do local já tem data marcada. Em 26 de julho, às 19h, começa a primeira aula do curso de culinária saudável, ministrado pelo chef de cozinha Ricardo Fioravanti. Em dez encontros, o profissional ensinará receitas com produtos naturais em aulas interativas e que estimularão a mudança de hábitos na cozinha.

Cada encontro terá o custo de R$ 40 por pessoa e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@institutoacqua.org.br ou pelo telefone (11) 4823-1800.