contato@institutoacqua.org.br

MATERNIDADE HUMBERTO COUTINHO (MA) ABORDA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA DURANTE SEMANA DA ENFERMAGEM

31/05/2019

Em dois dias, programação na unidade de saúde gerenciada pelo Acqua e Secretaria de Estado da Saúde tratou sobre assistência moderna e estímulo aos partos naturais com métodos não-farmacológicos, além de premiar profissionais

A Maternidade Humberto Coutinho, no município de Colinas (MA), revelou o tema da humanização na assistência como foco para as palestras, treinamentos e capacitações da Semana da Enfermagem. Profissionais da unidade de saúde, alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e especialistas de enfermagem da Rede Municipal de Saúde participaram da programação realizada nos dias 21 e 22 de maio.

O diretor-administrativo da maternidade, Otoniel Sousa, abriu a programação falando sobre ética na enfermagem. “Apresentamos aos profissionais a importância de se trabalhar com apuro científico, direcionar ações de humanização em todas as etapas da assistência ao usuário e assegurar um trabalho livre de danos aos pacientes com dados do serviço”, falou.

Outros temas também foram abordados na programação: capacitação em preenchimento do partograma, acolhimento humanizado, reanimação neonatal, importância do cuidar e a síndrome de burnout – como forma de ampliar conhecimentos e métodos para garantir a eficácia no atendimento, como explica Daniele Oliveira da Silva Teixeira, coordenadora de enfermagem da maternidade.

“Esse empoderamento da equipe vem por meio do conhecimento. A humanização eficaz envolve dois processos importantes: o atendimento com empatia e também conhecer bem as técnicas necessárias para promover assistência com agilidade e qualidade”, pontuou.

Com 44 leitos, três consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, uma sala de medicação pediátrica, dois leitos de observação pediátrica, uma sala de observação obstétrica, três salas de cirurgia, três leitos de recuperação pós-anestésica e três salas de parto humanizado, além de dois leitos neonatais, a unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Daniele Teixeira explicou ainda que a maternidade tem divulgado na recepção os indicadores de atendimento, como forma de informar aos usuários as práticas modernas de assistência, no caso do estímulo aos partos naturais com métodos não-farmacológicos, como também demonstrar que o enfermeiro-obstetra está totalmente inserido em todas as etapas da assistência em saúde.

“O maior desafio é transformar a conduta antiga, os hábitos mais tradicionais. Isso envolve todos os profissionais, desde a recepção aos assistentes sociais. É a forma de compreender que a humanização eficaz é uma prática de mudança de hábitos com atendimento mais gentil”, pontuou Daniele.

A unidade foi inaugurada em setembro do ano passado e já registrou aumento no número de partos. Mensalmente, são realizados entre 120 e 150 partos na maternidade. Rodas de conversas têm ajudado a mudar o pensamento de muitas mulheres sobre os benefícios do parto natural.

Reconhecimento – A programação também contou com sorteio de brindes e entrega de placas de reconhecimento aos profissionais de saúde. Integrantes da comissão de organização do evento, enfermeira Soliane e os técnicos de enfermagem Erlailton e Mirele, também receberam homenagens. Por meio de uma votação foram indicados quatro profissionais como destaques da enfermagem. Todos profissionais da unidade de saúde votaram nos candidatos preferidos e o resultado foi um empate entre os técnicos de enfermagem Gilberto e Risely e os enfermeiros José Júnior e Cristina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *