contato@institutoacqua.org.br

Maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão realizam 52 partos no primeiro dia de 2019

02/01/2019

Foram 36 nascimentos na capital maranhense e 16 no interior do Estado

Enquanto o mundo vibrava com a entrada do novo ano, 50 famílias maranhenses comemoravam a chegada de recém-nascidos. As cinco maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, realizaram no dia 1º de janeiro de 2019, 36 partos em São Luís, 6 no município de Balsas e 10 em Colinas.

Em São Luís, na Maternidade Benedito Leite, quando os ponteiros marcavam 1h07min, do primeiro dia do ano, nasceu Heitor Barroso, terceiro filho do casal Natália Alves e Carlos Eduardo. As dores intensas levaram Natália à maternidade na noite do dia 31 de dezembro, às 19h. “Já estava me arrumando para ir até a casa da minha sogra quando comecei a sentir as contrações, pedi logo para vir à maternidade para evitar trânsito da Raposa até São Luís. Queria muito que fosse de forma natural, mas tive que fazer cesárea”, contou Natália. No decorrer do dia, nasceram outros 14 bebês na unidade.

Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), também em São Luís, entre os 17 partos do dia 1º de janeiro, está o de Maria da Conceição Cutrim, 26 anos, com cesárea realizada pelos obstetras Lays Costa e Eduardo Moreira. A mãe recebeu o filho nos braços à 00h40. Na Macma, o dia 1º registrou 12 partos cesarianas e cinco normais.

Também na capital maranhense, os profissionais da Maternidade Nossa Senhora da Penha realizaram quatro partos na última terça-feira, dia 1º. Já a Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, sob os cuidados da equipe de plantão, trouxe ao mundo 10 bebês do Médio Sertão Maranhense, marcando uma nova etapa na região, que recebeu a unidade no mês de setembro de 2018.

Em Balsas, na virada do ano, Talita Feitosa Amorim, por meio de parto normal, teve o primeiro filho. O bebê – que pesa 3.212 kg e mede 48 cm – recebeu contato pele a pele, assim como o estímulo à amamentação. A cidade ganhou mais um maranhense que entra para história do município e das unidades gerenciadas pelo Acqua.

Crescimento – As unidades sob gestão Acqua no Maranhão fizeram 19.100 partos ao longo de 2018, ou seja, a cada 27 minutos uma mulher deu à luz sob os cuidados de profissionais do Acqua. A média de partos cresceu em comparativo a 2017, quando as unidades registraram 15.212 partos no ano.