contato@institutoacqua.org.br

Maternidades maranhenses incentivam rodas de conversa com gestantes

26/04/2019

Amamentação, direitos da gestante e métodos não farmacológicos para alívio da dor foram assuntos debatidos nas atividades realizadas em três unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde

Três maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão promoveram novo ciclo de rodas de conversas com gestantes. As atividades, realizadas na última quinta-feira (25/04), foram promovidas pelas maternidades Benedito Leite, de São Luís, Humberto Coutinho, de Colinas, e no Hospital Regional de Balsas. No total, 55 gestantes participaram da experiência que debateu amamentação, direitos da gestante e métodos não farmacológicos para alívio da dor.

Na maternidade Humberto Coutinho, distante 448 km da capital São Luís, foi realizado o 3º encontro do primeiro ciclo da Roda de Gestante. Como parte da atividade, a estrutura e funcionamento da unidade foram apresentados pela enfermeira Vilmara Felícia Noleto. Ela mostrou os instrumentos utilizados no Centro de Parto Normal para alívio da dor, como massagens, exercícios na bola suíça e banheira com água morna e lembrou as posições que podem causar sensação de alívio antes do parto. O papel do acompanhante também foi lembrado na roda de gestante.

Na oportunidade, a assistente social Márcia de Jesus falou do funcionamento do cartório dentro da maternidade e lembrou as gestantes que os bebês deixam a maternidade com o Registro Civil de Nascimento em mãos. Ela reforçou os documentos necessários com os quais a gestante precisa levar para a maternidade no dia do parto como cartão do SUS, RG, a primeira e a última ultrassonografia e a carteira de gestante.

A unidade está em funcionamento desde o mês de setembro do ano passado e já se destaca pelas ações humanizadas desenvolvidas pelas equipes multiprofissionais. “O acompanhante tem papel muito importante nesse processo. Ele pode ajudar nas massagens e além do apoio físico deve dar apoio emocional também”, pontuou a coordenadora de enfermagem, Daniele Oliveira da Silva Teixeira.

Higiene pessoal e íntima, métodos não farmacológicos para alívio da dor e fisioterapia do parto foram os temas abordados no encontro com as gestantes e os acompanhantes na Roda de Conversa conduzida pela enfermeira Iara Elce e a fisioterapeuta Luiza Miranda, na Maternidade Benedito Leite. A unidade está entre as maternidades pioneiras no estado a promover parto humanizado e mantém equipe multidisciplinar que orienta gestantes e familiares a partir de boas práticas aplicadas com estímulos e apoio psicológico.

O momento de diálogo e troca de experiências no Hospital Regional de Balsas reuniu 30 futuras mamães na segunda Roda de Conversa da unidade. No local, a pediatra Letícia Mullich e a enfermeira Jaiane Vilanova explicaram a posição correta para aleitamento materno e os benefícios para o bebê e para a mãe. O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê. Além de fortalecer o sistema imunológico da criança, protege contra muitas doenças. As profissionais destacaram os benefícios do leite materno nos primeiros seis meses de vida. “Lembramos cada gestante sobre os  cuidados da amamentação e falamos também da posição correta na amamentação. Esses momentos são importantes porque podemos esclarecer sobre a eficácia do aleitamento materno. A amamentação é um momento exclusivo entre mãe e filho, por isso, é sempre bom que ocorra de uma forma tranquila e prazerosa”, disse Jaiane Vilanova.

Os benefícios da amamentação não se restringem aos bebês. Ao amamentar a mãe pode retardar uma nova gravidez, evitar um câncer de útero e ovário, osteoporose, hipertensão e ainda diabetes.