contato@institutoacqua.org.br

PALESTRA E HOMENAGENS MARCAM DIA D DA ENFERMAGEM NA MATERNIDADE NOSSA SENHORA DA PENHA (MA)

31/05/2019

Oito enfermeiras e técnicas de enfermagem foram homenageadas; para integrar a programação, palestra abordou a Síndrome de Burnout

As atividades do Mês da Enfermagem movimentaram as unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES). Na última sexta-feira (24/05), a Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), realizou o Dia D da Semana da Enfermagem com homenagens e palestras. Técnicas de enfermagem e enfermeiras foram reconhecidas pelos serviços prestados à população.

“É um momento de valorização das equipes da maternidade Nossa Senhora da Penha e também reafirmar nosso compromisso em valorizar a família”, comentou a enfermeira-obstetra Luciana Ferreira, diretora geral da maternidade.

Durante a atividade, oito enfermeiras e técnicas de enfermagem foram homenageadas com certificados de Destaque de Enfermagem em reconhecimento ao desempenho e comprometimento com as atividades laborais.

Uma das homenageadas, a técnica de enfermagem Darlene Cristine Silva Pinheiro, 35 anos, contou emocionada a alegria por ser reconhecida pela prestação do serviço. “É muito gratificante receber esta homenagem. Me sinto recompensada diante de todos os esforços que fazemos em atender nossas pacientes com boa assistência. Estou emocionada”, contou.

Palestra – A programação do Dia D da Enfermagem contou ainda com palestra do psicólogo hospitalar Gabriel Cutrim. Na conversa com as equipes da Maternidade Nossa Senhora da Penha, o profissional abordou a Síndrome de Burnout. Segundo Cutrim, a síndrome está relacionada a questão moderna do trabalho e a sobrecarga de tarefas adquiridas por profissionais nas mais diferentes áreas técnicas.

“Na busca constante por mais horas de trabalho, o profissional adquire estresse pelo esforço do serviço. Nesse processo de dedicação excessiva à atividade laboral a pessoa pode entrar em estágio de transtorno. Por isso, é importante a atuação de uma equipe multidisciplinar, além de um acompanhamento médico para identificar o estado físico”, explicou.

Ainda durante a atividade foi realizada a dinâmica da teia. Cada profissional, em voz alta, elencava uma palavra que estivesse relacionada à importância do trabalho em equipe. Em seguida, um barbante, representando uma teia, era atribuído a outro profissional que continuava a dinâmica. O objetivo era criar sensação do papel de cada um no bom andamento das rotinas da maternidade.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha é referência em atendimento ambulatorial, urgência e emergência obstétrica. Todas as enfermeiras da unidade são obstetras e treinadas para realização dos partos com métodos não-farmacológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *