contato@institutoacqua.org.br

Pequeno Maranhense: capacitação orienta profissionais de maternidades (Governo do Maranhão)

18/05/2016

Profissionais da área da saúde que atuam em maternidades do Maranhão participaram nesta segunda-feira (16) de capacitação sobre a segunda fase do Programa Ninar, na Universidade Ceuma. Ao todo, 15 profissionais avaliaram os benefícios do projeto Pequeno Maranhense para as gestantes e foram orientados sobre como ampliar o alcance dessa iniciativa para todas as unidades do Estado.

Lançado pelo Governo do Maranhão, em parceria com o Instituto Acqua, no Dia das Mães (8 de maio), o projeto estimula a realização do pré-natal na atenção básica e oferece orientações sobre gestação, parto e pós-parto para mulheres durante o período de gravidez. Além disso, a gestante que utiliza as unidades de saúde recebe o kit Pequeno Maranhense, composto por bolsa, fraldas, cartilha informativa, frasco de álcool em gel e um pacote de gazes para os primeiros cuidados com os recém-nascidos.

Além de apresentar o kit Pequeno Maranhense para os participantes, a capacitação esclareceu quanto à importância do projeto para a saúde da gestante e do bebê. “Eu gostei muito dessa iniciativa por não ser meramente assistencial, mas uma forma de incentivar as mulheres a cumprirem determinados pré-requisitos para adquirirem o kit”, destacou a coordenadora da Saúde da Mulher em São Luís e a apoiadora de maternidades do Ministério da Saúde (MS), Maria das Graças Lima Espíndola.

“Com o Pequeno Maranhense, estimulamos a gestante a ter os cuidados necessários para uma gravidez saudável, ao mesmo tempo em que fazemos com que ela busque o atendimento. Isso melhora os indicadores no Estado e previne eventuais complicações na gravidez”, reforçou a apoiadora do MS. Para ampliar o alcance do projeto, o Governo realiza novo encontro – dessa vez com os profissionais que atuam na atenção básica em todo o Estado – nesta sexta-feira (20), às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus).

A coordenadora de Enfermagem do Instituto Acqua, Analamacia Brito, explicou que as exigências para a aquisição do kit passam por uma conscientização das pacientes sobre a importância do acompanhamento médico para redução da mortalidade materna e infantil. “Todas as gestantes devem passar por sete consultas de pré-natal, realizar todos os exames, manter em dia a vacinação e participar de três atividades de ação educativa, as chamadas rodas para gestantes, nas unidades de saúde ou maternidades do Estado”, contou.

Capacitação discutiu os avanços e benefícios projeto Pequeno Maranhense. Foto: Divulgação