contato@institutoacqua.org.br

Policlínica do Idoso (MA) inicia campanha Novembro Azul

08/11/2022

Campanha orienta sobre prevenção ao câncer de próstata; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Pacientes da Policlínica do Idoso, em São Luís (MA), participaram, na segunda-feira (07/11), de roda de conversa sobre fatores de prevenção contra o câncer de próstata, em alusão à campanha Novembro Azul promovida nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Juliana Diniz, supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), abordou aspectos relacionados com a saúde integral do homem e que inclui consultas médicas, exames e os cuidados que devem ser redobrados a partir dos 50 anos pelo risco de contrair o câncer de próstata. “A incontinência urinária ou outros sintomas como perceber presença de sangue na urina podem ser sintomas, porém a doença é silenciosa e por isso é importante fazer a prevenção com os exames e consultas”, disse.

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

O teste de PSA (sigla em inglês para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em tradução para o português) serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O exame mede a concentração dos antígenos no sangue para verificar a presença dessa e de outras doenças. Ele só é recomendado após consulta médica. A forma mais comum do diagnóstico ainda é o exame de toque retal.

A Policlínica do Idoso tem na equipe dois urologistas que realizam atendimentos semanalmente. Neste mês de novembro, a unidade de saúde também realiza mutirão de exames e consultas. “O paciente primeiro faz o agendamento para o exame de PSA, com ele em mãos, segue para o urologista para avaliação do diagnóstico. Estamos com a expectativa de atender até 80 pacientes pelo mutirão, em dois dias de agendamento, em 14 e 19 de novembro”, pontuou Juliana.

Na roda de conversa, a fisioterapeuta Caroline Oliveira também abordou benefícios da fisioterapia pélvica, que é uma técnica usada sobretudo para pacientes que tiveram que fazer cirurgia de retirada da próstata. “E essas pessoas apresentam alguns sintomas como a incontinência urinária e disfunção erétil por conta do procedimento cirúrgico. Aqui, a gente faz a avaliação da musculatura do assoalho pélvico e trabalha exercícios para recuperar a função do músculo”, explicou.

Raimundo Ferreira dos Santos, 64 anos, foi consultar a primeira vez na policlínica e participou da roda de conversa. “Achei muito bom. Já me consultei, fiz exame de sangue que o médico pediu e também vou agendar outros exames para cuidar da próstata”, falou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *