contato@institutoacqua.org.br

Profissionais da Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) recebem treinamento sobre prevenção e tratamento de feridas 

08/01/2020

Iniciativa foi realizada pelo estomaterapeuta Railson Canavieira Araújo na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Tecnologia na prevenção e tratamento de feridas foi o tema da palestra realizada na manhã desta quarta-feira (08/01), na Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA). A atividade integra as ações de capacitação promovidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

Profissionais que atuam na assistência em enfermagem da maternidade – enfermeiros e técnicos de enfermagem – participaram do treinamento que teve como objetivo atualizar informações e práticas sobre o uso de curativos para cateter periférico e cateter central, utilizados na prevenção de infecções de corrente sanguínea.

“A principal ferramenta na assistência ao paciente é a melhoria contínua e que garante a realização de práticas seguras no processo de cuidado com a pele no tratamento dos pacientes”, explicou Naiara Jane, enfermeira e coordenadora do NEP da unidade de saúde.

Ministrado pelo enfermeiro e estomaterapeuta Railson Canavieira Araújo, o treinamento apresentou inovações que contribuem no aumento da segurança dos pacientes durante a internação hospitalar. Cateter é um instrumento, em forma de tubo, inserido em veias profundas e de maior circunferência para facilitar a administração de medicamentos e a retirada de sangue para exames.

O enfermeiro descreveu o que é a pele e a função fisiológica do órgão, com suas diferentes camadas e, de que forma surgem as feridas, os diferentes tipos de ferida em cada tecido da pele e também as formas e etapas de cicatrização.

Railson abordou ainda o uso de curativos diversos para tratamento de feridas limpas, que ajudam na cicatrização da ferida; o uso de curativos para tratamento de feridas infectadas, que ajudam no controle das bactérias; os curativos para suturas em cesarianas e que ajudam a evitar infecção após a cirurgia, além de exercícios de limpeza das feridas e uso de hidrogel.

“Essa é uma capacitação contínua direcionada para enfermeiros e técnicos de enfermagem que já estão habilitados ao uso dessas tecnologias nas unidades de saúde”, pontuou Railson Araújo.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha é referência em atendimento ambulatorial, urgência e emergência obstétrica na capital maranhense e conta com equipe multiprofissional, internação em obstetrícia clínica e cirurgia geral.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *