contato@institutoacqua.org.br

SEGURANÇA NO TRÂNSITO É TEMA DE PALESTRA NA MATERNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE DO MARANHÃO

31/05/2019

Atividade faz parte da Campanha Maio Amarelo e integra ações de conscientização realizadas em unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), localizada em São Luís, participaram na última segunda-feira (27/05) de palestra voltada para segurança no trânsito. A ação faz parte da Campanha Maio Amarelo e do Projeto Detran Volante.

Ministrada pelo chefe da Divisão de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, Pabyo Mendes, a atividade abordou questões relacionadas a adoção de práticas seguras por motoristas e pedestres. O profissional destacou ainda o papel e a responsabilidade desses dois atores no compartilhamento do espaço público do trânsito com responsabilidade. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o supervisor de Segurança do Trabalho do Instituto Acqua, Hilton de Castro Soares, o alerta do tema tem que ser estendido não só a motoristas como também a pedestres. “A palestra tem como objetivo conscientizar nossos colaboradores que, além de motoristas, também são pedestres. Mostramos as formas que podem ser adotadas para evitar riscos tanto no trajeto para o trabalho como em outros momentos”, pontuou.

Dados do Detran estadual apontam que na região metropolitana de São Luís foram registrados 360 óbitos nos últimos três anos relacionados a acidentes de trânsito. Os índices apresentados mostram ainda que ocorrem mais de 9 óbitos por cada 100 mil habitantes, número abaixo do índice nacional que é quase 22.

“O número de óbitos tem caído. Relacionamos a quantidade de ações de conscientização, realizadas em empresas, hospitais, escolas públicas e privadas, além de blitze educativas e abordagens em bares e restaurantes. Só em 2018 realizamos mais de 800 atividades e, neste mês de maio, na grande ilha, alcançaremos mais de 350 ações educativas”, explicou o chefe da Divisão do Detran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *