contato@institutoacqua.org.br

Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) chega a 3.500 atendimentos em 17 dias

19/03/2018

A grande procura é estimulada pela qualidade dos serviços especializados, estrutura e comprometimento da equipe

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) chegou aos 3.500 atendimentos entre os dias 1º e 17 de março. Nesse período, também foram realizados 300 procedimentos e 180 cirurgias. A unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência para atendimento de média complexidade com foco em pacientes regulados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A marca atingida em 17 dias equivale a 154,41% da meta mensal.

Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, o Sorrir tem respondido às demandas de todo o Estado, inclusive para diagnóstico precoce de câncer bucal. “Conseguimos atingir esse alto número de atendimentos devido à estrutura, empenho e comprometimento da equipe. À medida que as Unidades Básicas de Saúde disciplinam os encaminhamentos, haverá um aumento natural de procedimentos e redução do total de avaliações”, explica a supervisora administrativa do Sorrir, Crenilde Diniz. Além disso, na primeira quinzena de março, foram identificados cerca de 10 casos suspeitos de câncer bucal, encaminhados para o Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho.

Entre os 300 procedimentos concluídos, os principais foram para abertura e fechamento de canal, além de moldagem de prótese, enquanto as 180 cirurgias correspondem a extrações dentárias.

Além de pacientes regulados e procura espontânea, o Sorrir atendeu agenda especial destinada a familiares e crianças acompanhados pela Casa de Apoio Ninar, bem como pacientes dos hospitais Dr. Carlos Macieira e Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

Sorrir – Com capacidade para 4 mil atendimentos mensais, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) é a primeira do Estado que oferta atendimento em nível de média complexidade, ou seja, realiza procedimentos que não são feitos nas Unidades Básicas de Saúde.

O Sorrir também é referência para diagnóstico precoce de câncer bucal e atendimento ambulatorial de pessoas com fenda labial e/ou palatina para pacientes com mais de 14 anos, já que, a partir dessa idade, eles deixam de ser assistidos pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, que atua exclusivamente com crianças.