contato@institutoacqua.org.br

Unidades do Acqua no Maranhão realizam campanha de prevenção de acidentes de trabalho

30/04/2019

Equipes do Núcleo de Segurança do Trabalho do Instituto Acqua promoveram palestras e blitze educativas na Maternidade Benedito Leite e Hospital Dr. Carlos Macieira

 

A campanha Abril Verde é um movimento internacional realizado anualmente para alertar trabalhadores e profissionais sobre os riscos de acidentes em ambiente de trabalho e adoção de uma cultura de prevenção tanto dos acidentes quanto de doenças ocupacionais. No Maranhão, o Hospital Dr. Carlos Macieira e a Maternidade Benedito Leite, unidades gerenciadas pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), direcionaram as ações da campanha para alertar os profissionais de saúde.

De setor em setor, a técnica de segurança do trabalho do HCM, Danyelle Petrinny Izequiel, levou panfletos com informações e orientações sobre características do adoecimento ocupacional (alteração biológica ou funcional em decorrência do exercício do trabalho), direitos do trabalhador, levantamento de riscos existentes para sugerir medidas de prevenção e o que diz a Norma Regulamentadora nº 32 que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde. A ação, realizada na última segunda-feira (29/04), sinalizou a importância da campanha, que tem o dia 28 de abril como data instituída em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho no mundo.

A instituição da data ocorreu nos Estados Unidos, em 1969, por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia. Trinta e seis anos depois, o Brasil também aderiu à data, por meio da Lei nº 11.121, promulgada em maio de 2005. O verde foi escolhido por ser a cor que representa a segurança no local de trabalho.

Biossegurança – A maternidade Benedito Leite trouxe abordagem diferente para a campanha Abril Verde associando com outra ação de saúde do trabalhador e os cuidados com a pressão arterial.

“O mês de abril é marcado por duas fortes campanhas de saúde. Uma direcionada para prevenção da hipertensão e outra para a prevenção de doenças ocupacionais. Juntamos as duas campanhas em uma grande ação direcionada para a saúde dos profissionais da maternidade”, explicou Kelma Lucena, coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite.

A programação contou com orientações sobre o autocuidado com o corpo por meio de informações nutricionais, alimentação saudável e a realização de atividade física como medida preventiva a estas doenças. Funcionários puderam aferir a pressão arterial e atualizar a carteira de vacinação, consideradas medidas de biossegurança do trabalhador.

Dados – O Brasil é o quarto país em número de acidentes de trabalho, segundo informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que mapeia o número de acidentes fatais de trabalho. São quase quatro mil mortes, por ano, em decorrência de acidentes dessa natureza. Ou seja, uma morte a cada quatro horas.

Todo empregador é obrigado a fazer um levantamento dos riscos existentes e adotar medidas de prevenção. Detectados os riscos, devem ser analisados e todas as medidas preventivas adotadas, procurando sua eliminação ou neutralização. Todos os casos de adoecimento devem ser comunicados. O documento que notifica os casos de acidente ou doença do trabalhador é a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).