contato@institutoacqua.org.br

Unidades sob gestão do Instituto Acqua se tornaram referência em atendimentos especializados

14/12/2017

Maternidades e hospitais ampliaram a qualidade dos tratamentos oferecidos na rede pública de saúde do Maranhão

As unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua se destacam no Maranhão por oferecer atendimentos de referência em diversas especialidades e contar com equipe especializada para garantir assistência humanizada e de qualidade à população da Capital e interior.

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, se consolidou no tratamento de fissuras do lábio leporino e fenda palatina, com 579 casos atendidos em 2017, e em neurocirurgias pediátricas de médio porte, com 85 procedimentos realizados. Desde 2016, ela é a única no Estado que faz cirurgias plásticas em crianças com lábio leporino e fenda palatina de forma regular. Antes de estarem disponíveis no Estado, esses procedimentos só podiam ser feitos em São Paulo. Em agosto deste ano o serviço foi ampliado e incluiu ortodontia no tratamento de pacientes entre dois e 14 anos.

Na Capital, a chegada da UTI Materna e o consequente investimento em equipamentos e corpo clínico reforçaram a posição da Maternidade Marly Sarney como unidade de referência em partos de alto risco no Maranhão.

O incentivo ao parto humanizado se tornou a marca da Maternidade Benedito Leite por meio do trabalho de orientação às gestantes, feito com as rodas de conversas, e do tratamento especializado conduzido pela equipe multidisciplinar.

Na Maternidade Nossa Senhora da Penha, os testes do coraçãozinho e pezinho, iniciados neste ano, bem como a atuação dos enfermeiros obstetras, ampliaram o atendimento de excelência às mulheres da região que buscam a unidade.

Ninar e Casa de Apoio – Com atuação reconhecida no tratamento de crianças com microcefalia, hidrocefalia e síndrome de Down, o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), também na Capital, realizou em maio a primeira pulsoterapia da rede pública do Maranhão. O método neutraliza os efeitos da doença em crianças com microcefalia e epilepsia refratária de difícil controle e auxilia na estabilização de eventuais crises.

Recém-inaugurada, a Casa de Apoio Ninar se firmou como local que insere a família no tratamento de crianças com doenças que afetam o neurodesenvolvimento ao propor um atendimento multidisciplinar e especializado, utilizando oficinas e diversas atividades.

A unidade ganhou destaque em julho durante o simpósio Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis, realizado na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reuniu acadêmicos e profissionais da saúde e destacou a importância da Casa de Apoio para a área de atenção integral à saúde da criança.

Alta complexidade – Em Pinheiro, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago se destacou neste ano com procedimentos ortopédicos de alta complexidade: 1.062 cirurgias nessa especialidade foram feitas em 2017. Em junho a unidade realizou de forma inédita a primeira cirurgia de osteomatia valgizante em uma criança. O procedimento corrigiu uma má formação congênita nas pernas de paciente de apenas 10 anos que tinha os movimentos prejudicados pela doença.

A população do interior do Estado também ganhou mais atendimentos de alta complexidade no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. As equipes médicas realizaram cirurgias que eram feitas apenas na Capital. Em Balsas, o Hospital Regional – em funcionamento a apenas três meses – se tornou referência no atendimento de média e alta complexidade, gestação de alto risco e risco habitual, pediatria e cirurgia geral na região.