contato@institutoacqua.org.br

Vacina bivalente para reforço contra a Covid-19 é lançada na Policlínica do Idoso (MA)

02/03/2023

Nesta etapa, devem ser imunizadas pessoas acima dos 70 anos, imunossuprimidos, funcionários, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; ação contou com a presença do governador Carlos Brandão

A Policlínica do Idoso, em São Luís (MA), lançou nesta quinta-feira (02/03) a campanha de vacinação bivalente para reforço contra a Covid-19 – que protege diante da cepa original do coronavírus, a ômicron e suas subvariantes. Inicialmente, a imunização com as vacinas bivalentes foi dividida em quatro fases. Na primeira etapa do reforço estão sendo vacinados idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A vacina é destinada a pessoas que tenham completado, ao menos, o esquema básico contra a Covid-19, ou seja, com a primeira e segunda doses. O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de, no mínimo, quatro meses. Na Rede Estadual, as Policlínicas Vinhais e Cidade Operária oferecem vacinação de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, a Policlínica Vinhais está disponível para vacinação das 8h às 12h.

“A vacina é o caminho para que possamos nos sentir seguros, por isso estamos iniciando esse processo para despertar a atenção das pessoas para a importância de se vacinar. Vacinas salvam vidas”, afirmou o governador Carlos Brandão durante presença à ação.

Camilo Rocha, 73 anos, recebeu a vacina bivalente e contou sobre o sentimento. “Não queria sair de casa e ir aos postos. Como aqui tem para minha idade e é perto de casa, decidir tomar. Agora estou feliz”, relatou.

No Maranhão, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 94% das pessoas com faixa etária de 18 anos ou mais tomaram até duas doses. Esquema vacinal com 4 doses contabiliza 14,86%. Faixa etária 12 a 17 anos, esquema com 2 doses, representam 61% e de 3 a 11 anos, esquema com 2 doses, chega a 20%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *