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Acqua retoma gerenciamento de leitos Covid-19 em Parauapebas (PA)

25/01/2021

Mais de 150 profissionais iniciaram os trabalhos nesta segunda-feira, 25, na Ala Covid-19 do Hospital Geral de Parauapebas; humanização segue como foco do atendimento 

O Instituto Acqua, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parauapebas (PA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a Vale, retoma o trabalho de gerenciamento da Ala Covid-19 do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), nesta segunda-feira, 25.

Em 2020 o Instituto atuou frente ao Hospital de Campanha por 4 meses, e mesmo após a desmobilização da estrutura física, o atendimento continuou por mais 2 meses dentro da Ala Covid-19 do Hospital Municipal. No último dia 16 de janeiro, a mineradora Vale assinou contrato, com prazo de 90 dias, para o Instituto Acqua retomar a gestão de leitos dedicados a receber pacientes com o novo coronavírus.

As atividades iniciaram com 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 25 de enfermagem, podendo, de acordo com a necessidade, chegar a 20 leitos de UTI. Além disso, mais de 150 empregos, diretos e indiretos, foram gerados. Para o diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, renovar o trabalho da instituição na cidade é um passo importante diante da experiência vivenciada durante a gestão do Hospital de Campanha. “Desenvolvemos um trabalho importante nos últimos meses, em conjunto com a Prefeitura, Vale e Hospital Israelita Albert Einstein, para desafogar a rede pública municipal. Sabemos da relevância e responsabilidade que assumimos e queremos retribuir a escolha por nossa instituição com eficácia, profissionalismo e transparência. Parauapebas sabe que pode contar com nossa equipe e, mais do que isso, com tratamento de qualidade”, ressalta o gestor.

A unidade também contará com uma Ala pediátrica exclusiva para receber crianças e gestantes acometidos com a Covid-19. Para que isso ocorra, uma área será destinada a este atendimento, inclusive, para que acompanhantes possam ficar com as crianças de maneira confortável e com o mínimo risco de contaminação.

Vale pontuar que as ações de humanização desenvolvidas pelo Acqua, como musicalização nos leitos e videochamadas de pacientes com familiares, serão serviços retomados. “O objetivo é desenvolver muito mais a humanização no tratamento dos pacientes, porque este foi o diferencial do nosso trabalho, que gerou resultados positivos”, destaca David Dias, que atuou como diretor-geral do Hospital de Campanha e agora coordena os trabalhos da Ala Covid-19 do HGP.

Para o Supervisor de Psicologia e Humanização, Felipe Lemos de Oliveira, bons resultados foram obtidos na primeira gestão, mas agora existe a criação de outros métodos. “Com protocolos pré-estabelecidos, as exigências são maiores e o nível de trabalho deve ser ainda melhor. Os pacientes serão bem recebidos”, reforçou o profissional.

Com histórico de sucesso em atendimento humanizado, em mais de 15 unidades de saúde pelo Brasil, o Instituto Acqua tem como objetivo superar os bons resultados já conquistados em Parauapebas. O diálogo com profissionais e familiares será redobrado, principalmente com a chegada da Ala pediátrica, a qual terá olhar diferenciado de atendimento com os pacientes e colaboradores, e o apoio psicológico fará toda a diferença, segundo a instituição.

 

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