contato@institutoacqua.org.br

Acqua, Vale e Prefeitura de Parauapebas (PA) inauguram Hospital de Campanha

19/05/2020

Unidade de saúde atenderá pessoas reguladas da rede municipal e tem estrutura com 100 leitos; serviço começa nesta terça-feira, 19 de maio

O Hospital de Campanha de Parauapebas (PA), construído com aporte da Vale em parceria com a Prefeitura, entra em funcionamento nesta terça-feira (19/05). A unidade atenderá exclusivamente casos de Covid-19, de baixa e média complexidade e regulados via rede municipal. O Instituto Acqua é responsável pela administração. Com capacidade para 100 leitos, o hospital já pode receber, logo neste primeiro dia, até 32 pacientes.

Para Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, a gestão adotada mantém a mesma eficiência observada em outras iniciativas que a instituição administra no Brasil, mas agora em uma região que começa a perceber o crescimento da transmissão do novo coronavírus. “A população de Parauapebas pode estar certa de que formamos uma equipe empenhada, comprometida em salvar vidas. A linha de condução é a mesma adotada pelo Acqua em outras unidades de saúde e passa, sobretudo, pela eficiência, humanização e transparência. Junto à Prefeitura e os consultores do Hospital Albert Einstein vamos trabalhar com força total, principalmente agora em que a transmissão teve aumento na cidade”, detalha.

O Hospital de Campanha inicia com 27 leitos de enfermaria e cinco leitos de estabilização, para onde são levados os casos que se agravam, mas não precisam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nos próximos dias, conforme a necessidade de internação, o número de leitos expande até completar 100 vagas.

“Esses leitos vão desafogar tanto a UPA quanto o Hospital Municipal e melhorar o atendimento a quem precisa de internação. Serão 150 profissionais diretos de saúde trabalhando no Hospital de Campanha. É um reforço importantíssimo nessa guerra contra a pandemia do coronavírus. O cronograma de funcionamento estava previsto para o final do mês, mas nós conseguimos acelerar as obras”, afirma o prefeito Darci Lermen.

O diretor do Corredor Norte da Vale, Antonio Padovezi, destaca a importância do hospital. “Parauapebas recebe um importante reforço no combate à covid-19. Com essa entrega, a Vale reforça a parceria e o compromisso com o município e com a região”.

Com perfil de retaguarda, o Hospital de Campanha não recebe pacientes de porta aberta. É importante ressaltar que àqueles com sintomas da Covid-19 devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, o Pronto-Socorro Municipal ou uma das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). São os profissionais de saúde que irão avaliar cada caso e a necessidade de encaminhamento para o novo hospital.
Os pacientes que apresentarem caso grave da Covid-19 serão encaminhados para UTI do Hospital Municipal, que conta com 21 leitos. O Municipal também tem outros 40 leitos, metade deles equipada com respiradores, podendo assim funcionar como unidades semi-intensivas.

Preparação – A tecnologia adquirida para o Hospital de Campanha está entre as mais avançadas do mercado e conta com cinco respiradores, duas bombas de infusão por leito, aparelho de Raio-X próprio, entre outros. O papel do Instituto Acqua neste trabalho é coordenar o projeto por meio da gestão e treinamento de pessoal (incluindo profissionais da área médica), compra de insumos hospitalares e aparelhagem, serviços de limpeza e manutenção de equipamentos. O contrato tem duração de 4 meses.

A organização contratou 158 colaboradores diretos, entre farmacêuticos, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais, além de indiretos para serviços como limpeza, segurança e portaria. Serão 12 médicos por dia, além de um infectologista e um pneumologista.

A Saúde de Parauapebas também conta com serviços técnicos de suporte do Hospital Albert Einstein. Consultores orientam medidas de enfrentamento à Covid-19 no município. O Einstein, que oferta experiência e prática de outras regiões, apoia a cidade na definição da estratégia organizacional para a otimização dos serviços ofertados nas unidades de saúde, incluindo o hospital de campanha, e seu funcionamento dentro de uma rede de serviços à população.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *