contato@institutoacqua.org.br

Anemia Falciforme é tema de palestra no Hospital da Criança de Colinas (MA)

30/06/2021

Atividade integra campanha Junho Vermelho, realizada nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua para sensibilizar sobre importância da doação de sangue

A equipe do Hospital da Criança de Colinas, no Maranhão, promoveu, na terça-feira (29/06), atividade alusiva à campanha Junho Vermelho, que conscientiza a população sobre a importância da doação de sangue. Na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação contou com palestras e informações sobre anemia falciforme, que atinge um a cada 1.200 bebês nascidos vivos. Os enfermeiros Igor Dias e Milena Macedo, que integram a equipe do hospital, e o farmacêutico Lucas Eduardo, da Agência Transfusional de Colinas, conduziram as atividades.

“A anemia falciforme é um grupo de distúrbios hereditários em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice. As células morrem prematuramente, causando escassez de glóbulos vermelhos saudáveis (a anemia), e podem obstruir o fluxo sanguíneo causando dor (crise de dor). Na nossa região temos vários casos da doença em crianças atendidas no hospital. Geralmente, o tratamento é feito com a transfusão sanguínea associada a medicações. É uma doença que necessita ser rastreada. Quanto mais cedo, maior a chance de sobrevida”, explicou Milena Macedo, coordenadora de enfermagem do hospital.

O Teste do Pezinho é a forma mais comum de diagnóstico da doença, que tem causas genéticas e atinge principalmente a população negra. Já na fase adulta, o exame de sangue é a ‘chave’ para o início do tratamento. O diagnóstico tardio pode levar ao óbito. “É muito importante a realização do teste nos primeiros meses de vida, até os 5 anos, para que o tratamento e as vacinas sejam conduzidos de forma correta e garantam a sobrevivência da criança”, complementou a enfermeira.

A campanha Junho Vermelho é realizada anualmente. No dia 19 de junho é comemorado também o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, data instituída em 2008 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Crise de Anemia Falciforme – O principal sintoma da anemia falciforme são as crises de dor, seja nos membros, principalmente ósseos, no abdômen ou no tórax. Entretanto, a doença pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Os sintomas podem ser leves, mas outros mais graves também podem ser observados, como o sequestro do sangue pelo baço. Em alguns casos, o baço dos falcêmicos pode aumentar rapidamente por absorver todo o sangue, podendo levar o paciente ao óbito pela falta do líquido nos outros órgãos, como o cérebro e o coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *