contato@institutoacqua.org.br

Blitz educativa no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) reforça orientações sobre higienização das mãos e metas da segurança do paciente

01/04/2022

Ação marcou Dia Nacional da Segurança do Paciente, neste 1º de abril, na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Neste 1º de abril é comemorado o Dia Nacional da Segurança do Paciente. A equipe do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), organizou blitz educativa em diversos setores do hospital para reforçar a importância do cumprimento das 6 metas inclusas no Programa Nacional de Segurança do Paciente, e sobre a maneira correta de fazer a higienização das mãos.

A data tem objetivo de intensificar a prática da segurança do paciente, profissionais e ambientes de assistência à saúde, para minimizar riscos e danos ao paciente. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Continuamente, a equipe do NSP desenvolve estratégias de monitoramento de boas práticas, campanhas e ações a partir de indicadores que estão nos protocolos básicos de segurança dos pacientes, que são: identificação do paciente, comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção de lesão por úlcera de pressão e prevenção do risco de quedas.

“A quinta meta, sobre a higienização das mãos, foi a que resolvermos trabalhar com mais atenção e usamos aqui um jogo de perguntas e respostas e outras dinâmicas. Tanto a lavagem das mãos com água e sabão quanto o uso de álcool gel são válidos. Hoje não precisamos higienizar mais os punhos. Primeiro, lava com água e sabão, no dorso da mão, conchinha, lava polegar, unha, molha, tira o sabão e enxuga com papel toalha”, finalizou Rosy Guimarães, coordenadora do NSP.

Um comentário em “Blitz educativa no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) reforça orientações sobre higienização das mãos e metas da segurança do paciente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *