contato@institutoacqua.org.br

Colaboradores do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) participam de treinamento voltado à UTI

17/09/2021

Tema “Uso nasal de alto fluxo em UTIs pediátricas e neonatais foi debatido por fisioterapeutas; Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), conta com treinamento voltado aos colaboradores que atuam diretamente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) pediátricas e neonatais. Ronielson Privado Silva e Will Braga, fisioterapeutas, demonstraram teoria e prática sobre Cânula Nasal de Alto Fluxo (CNAF) em UTIs evidenciando o uso da terapia em crianças. A ação ocorreu na última quarta-feira (15/09). O hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Will Braga realizou a montagem e manuseio do equipamento e pontou as indicações. “O treinamento evidenciou as indicações e benefícios para o paciente com distúrbios respiratórios de leve ao moderado. A terapia consegue evitar que o paciente piore do quadro e evolua para ventilação mecânica evasiva”.

A supervisora multidisciplinar do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Maria Madalena Braga, fez uma boa avaliação do treinamento. “O hospital já dispõe desse tipo de terapia na UTI pediátrica e a meta é ampliar para a UTI neonatal, desse modo o treinamento é essencial”, afirmou.

A CNAF trata-se de método de suporte respiratório não invasivo relativamente novo, usado em casos de dificuldade respiratória. Esse método consiste em um sistema onde o oxigênio é aquecido, umidificado, titulado e entregue via cânula nasal para fornecer mistura gasosa em diferentes vazões, onde altas concentrações de oxigênio e pressão são contínuas nas vias áreas.

Atualmente, para ser considerado de alto fluxo, a vazão de gás deve ser maior que 6 litros por minuto(L/Min), podendo ser utilizadas taxas de até 30 litros por minuto em crianças.

O equipamento CNAF consiste em um sistema fechado, que geralmente compreende um misturador de oxigênio e que regula o fluxo de ar pressurizado; um reservatório de agua; um aquecedor e umidificador; um circuito aquecido isolado que verifica e protege a temperatura e a umidade relativa do gás condicionado entregue ao paciente; e uma cânula nasal especial.

Os parâmetros, que devem ser definidos antes do início da terapia, incluem: temperatura, fluxo de gás (em litros por minuto) e concentração de oxigênio na mistura gasosa. O uso da CNAF requer habilidades técnicas mínimas e o treinamento pode ser fornecido dentro de curto período de tempo para aqueles que estão menos familiarizados com a terapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *