contato@institutoacqua.org.br

Dia da Prematuridade é marcado por atividades no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA)

17/11/2020

Programação do Novembro Roxo acontece até 25 de novembro. Unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES

Nas maternidades e hospitais infantis gerenciados pelo Instituto Acqua no Maranhão, ações e atividades sensibilizam usuários e profissionais sobre os cuidados com o bebê prematuro. A data 17 de novembro é marcada pelo dia D da Prematuridade. Em São Luís, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos organizou programação com diversas atividades alusivas ao Novembro Roxo, que tiveram início no dia 16 e prosseguem até dia 25 de novembro.

Deilza Moraes, coordenadora de enfermagem, destacou a importância dos cuidados com o prematuro desde o pré-natal. “É complexo. A gestação é o momento principal de prevenção da prematuridade, que inclui a educação para saúde, e outros fatores, como a genética, a epigenética, e que precisamos debater, estudar e cuidar das mulheres”, disse.

A prematuridade ainda causa o óbito de muitos recém-nascidos no mundo. A unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garante assistência e cuidados para média de 30 a 34 recém-nascidos, mensalmente, na Unidade de Terapia Intensiva que recebe pacientes de todo o estado. São 18 leitos na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), 22 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) e cinco da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). Em 2020, todas as unidades tiveram que lidar com a pandemia do novo coronavírus que demandou esforços e adaptações dos fluxos de internação e cuidados.

“Foi um ano que a gente vivenciou uma situação nova e teve que rever diversas práticas junto com a equipe multiprofissional e interdisciplinar. Tivemos que rever alguns conceitos. O hospital teve que afastar a família dos prematuros no ápice da Covid-19. A equipe se reorganizou, se ajudou, e voltamos ao fluxo de forma reorganizada e com todos os cuidados necessários”, pontuou a pediatra e coordenadora da UTI Neonatal, Milene Gonçalves.

Uma das dinâmicas que a equipe de preceptoria e residência tem realizado na unidade neonatal é a promoção dos mensários dos bebês internados. João Guilherme, admitido no dia 12 de novembro na unidade de cuidados intermediários convencional, ganhou surpresa pelos três meses de vida. Os pais Raimundo Pereira da Silva e Gizelly Gomes Silva, de Timon, participaram do momento. “É bom receber esse carinho. Os cuidados com ele aqui têm sido importantes para ele sair daqui melhor”, disse Gizelly.

Poliana Braga, preceptora de Psicologia, ressaltou que o processo de humanização é uma retomada também desse acolhimento das famílias no ambiente da UTI. “No auge da pandemia os pais não tinham acesso às unidades de terapia intensiva por conta da transmissão da Covid-19. Com a readequação dos fluxos estamos contribuindo nesse resgate de ações de humanização, proporcionando acolhimento na rotina, diminuindo o desgaste emocional das famílias internadas”, explicou a psicóloga.

Sensibilização – No primeiro dia de atividades, a equipe de residentes do hospital preparou uma ‘dinâmica dos sentidos’ com os profissionais que lidam diariamente na assistência aos prematuros em terapia intensiva. Com os olhos vendados e sentados em círculo, eles iam recebendo estímulos diversos – sonoros e táteis, que provocavam sensações diferentes no corpo. Com uso de esponja, agulhas, ruídos, fita adesiva e outros objetos, os residentes criaram um ambiente próximo ao que muitas vezes as crianças prematuras estão submetidas no meio da rotina de uma UTI.

A dinâmica emocionou os profissionais que experimentaram as sensações que os bebês têm na terapia. “O objetivo da dinâmica foi exatamente refletir sobre algumas de nossas ações nas unidades neonatais, focar nos principais cuidadores que são a família e a equipe neonatal”, explicou Gabriela dos Santos, residente na área de Fisioterapia e Neonatologia.

Para a enfermeira Natália Azevedo Sousa, que atua dentro da UTI Neonatal há seis anos, a experiência trouxe mais consciência com os cuidados assistenciais. “Sentir o lugar do paciente é muito importante para desenvolvermos essa empatia. Ter consciência de que a gente está tratando vidas envolve tudo isso, o jeito de falar, como tocar o corpo, ser mais compreensivo”, ponderou.

No setor da UCINCA, outra atividade de sensibilização foi realizada, mas com paciente. A bebê Radassa, de 20 dias, recebeu banho humanizado da equipe de terapia ocupacional da UTI Neonatal. A prática diminui o estresse do bebê. “O banho deve ser feito com uso de um pano de forma a proteger o corpo do bebê antes do contato com a água, que deve estar em temperatura morna. O ambiente não deve ter corrente de ar. A lavagem inicia pela cabeça do bebê com uso de sabonete neutro glicerinado”, informou Shirlena Lessa Seba, terapeuta ocupacional do Juvêncio Mattos.

A programação do Mês da Prematuridade no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos prossegue com atividades nos dias 24, com vivências da equipe de residência multiprofissional em saúde, e no dia 25, com a realização do III Seminário de Prematuridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *