contato@institutoacqua.org.br

Emoção marca encerramento do Hospital de Campanha de Parauapebas (PA)

17/09/2020

Unidade gerenciada pelo Instituto Acqua encerra as atividades com mais de 300 altas cumprindo papel essencial para o sistema público de saúde; graças às medidas constantes de prevenção, capacitações e estímulo ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), apenas oito dos mais de 200 profissionais foram positivados com o novo coronavírus

As altas de Geraldo Martins Ribeiro, 83 anos, e da esposa, Natália Ribeiro, 82 anos, marcaram o encerramento do Hospital de Campanha (HC) de Parauapebas (PA). A saída dos pacientes ao encontro com familiares levou às lágrimas seus parentes e profissionais do HC durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (17/09) em frente ao acesso principal da unidade.

“Nós passamos muito mal com essa doença, por isso a gente foi internado aqui. Ficamos uma semana nesse hospital e fomos muito bem tratados e cuidados. Estou muito feliz por agora voltar com minha esposa para nossa casa, para nossa família. Estamos recuperados, graças a Deus e ao pessoal do hospital”, disse Geraldo, com lágrimas nos olhos.

O HC teve aporte da Vale, que contratou o Instituto Acqua para gerenciá-lo desde a inauguração, em 19 de maio, e ao longo de quatro meses de atuação conseguiu alcançar índices que comprovam a qualidade do serviço prestado. “O momento é de relembrar os desafios e perceber que cada dia valeu a pena. Chegamos com a missão de salvar vidas e ajudar o município a equilibrar o número de leitos e tratamentos da Covid-19. É sempre motivador integrar uma iniciativa como esta. Agradecemos à Vale por acreditar em nossa atuação e também à Prefeitura pelo apoio e parceria. Importante também enaltecer a integração do trabalho junto às equipes do Hospital Israelita Albert Einstein que enriqueceram nossa administração. Seguimos ajudando a população”, pontuou Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua.

O modelo administrativo conduzido pelo Acqua é aplicado pela instituição em outras 14 unidades de saúde espalhadas pelo Brasil. Com foco na humanização e atendimento multiprofissional, o trabalho foi visto de perto no município de Parauapebas. “Chegamos aqui com todos os profissionais engajados e o maior sucesso do hospital, de fato, é a humanização. Todos os profissionais tratam os pacientes como realmente alguém da família, eles escutaram e aconselharam os pacientes. Essa é a marca do Acqua”, destacou David Dias, diretor geral do HC.

A dedicação dos profissionais, atrelada à educação continuada, que todos os meses era aplicada no hospital, gerou resultados positivos com 303 altas, de um total de 343 pacientes que passaram pelo HC. “Conseguimos bons resultados porque desde o início nós buscamos os melhores protocolos disponíveis, os mais modernos e que tinham bons resultados e seguimos de maneira bem monitorada. Contamos com profissionais de saúde bem capacitados, tanto médicos como da área de enfermagem. E ajudou muito o apoio tecnológico e de infraestrutura que a Vale nos deu e da própria Prefeitura de Parauapebas, que sempre nos atendeu bem com alguns exames pontuais ou quando precisávamos transferir pacientes para um atendimento mais intensivo, por exemplo”, detalhou Felipe Flores, diretor-técnico do HC.

Do total de pacientes atendidos, 28 foram transferidos ao longo do período de funcionamento do HC, incluindo os sete que estavam internados nesta quinta-feira, (17), e foram encaminhados para a Ala Exclusiva da Covid-19, localizada no antigo Hospital Municipal de Parauapebas. Eles continuarão aos cuidados das equipes do Instituto Acqua, que permanecerá dando suporte de atendimento aos casos de Covid-19 na região.

O HC de Parauapebas encerra com taxa de óbitos de 1,5% e índice muito baixo de contaminação pelo coronavírus entre os funcionários: somente oito dos mais de 200 profissionais que trabalharam no HC foram contaminados, graças às medidas constantes de prevenção, capacitações e estímulo ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *