contato@institutoacqua.org.br

Fisioterapeutas do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) participam de treinamento em oxigenoterapia nasal

08/09/2020

Hospital será o primeiro da rede pública a usar o equipamento; unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais de fisioterapia do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), participaram na última sexta-feira (04/09) de treinamento em oxigenoterapia nasal de alto fluxo. A unidade de saúde adquiriu equipamento específico para atender pacientes com insuficiência respiratória leve e moderada de oxigenação. A iniciativa é inédita na rede pública estadual. O HCM é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A ação foi ministrada pelos fisioterapeutas Romelson Privado Silva e Will Silva Braga. Especializado há 12 anos em terapia intensiva adulta e pediátrica, Romelson explica que a técnica garante tratamento menos invasivo com diminuição do tempo de internação do paciente no hospital. “A oxigenoterapia é uma técnica que ajuda a prevenir e tratar o paciente hipoxêmico, que tem um déficit geral de oxigenação de origem pulmonar ou extrapulmonar. Ela reverte o quadro e promove qualidade no tratamento, com mais conforto e diminuindo também custo hospitalar”, disse.

O hospital conta com um aparelho de oxigenoterapia nasal e a expectativa é ampliar a aquisição desse recurso para as cinco unidades de terapia intensiva. O HCM é a primeira unidade de saúde estadual a fazer uso do equipamento, como informa a fisioterapeuta e supervisora multiprofissional, Alessandra Mesquita.

“Nesse primeiro momento faremos o treinamento da equipe de fisioterapeutas para conhecer o recurso e disseminar a outros profissionais. Nosso objetivo é ter o equipamento em todas as UTI’s e o principal benefício é tratar doenças respiratórias agudas, como é o caso da Covid-19, de forma menos invasiva, causando menos prejuízo e com efeitos benéficos similar a uma entubação”, explicou.

Para a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, a medida integra o compromisso da instituição junto ao Governo do Estado de ampliar benefícios aos usuários do hospital de alta complexidade. “Nossa missão é salvar vidas e possibilitar conforto a cada paciente que passa por tratamento nas unidades com as quais administramos junto à Secretaria de Estado da Saúde. Essa é mais uma importante ferramenta que expande o tratamento a pacientes graves e, sem dúvida, vai auxiliar a atuação de nossos profissionais que dedicam trabalho e conhecimento”, define.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *