contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) apresenta avanços em cirurgias e serviços especializados no Encontro de Gestores 2019

09/12/2019

Referência em serviços de média e alta complexidade, hospital é a maior unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. Edilson Medeiros, diretor do hospital, apresentou números e dados de atendimento ampliados em 2019

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), foi a primeira unidade de saúde a apresentar balanço de atendimento, metas e resultados alcançados em 2019 nesta manhã de segunda-feira (09/12) durante Encontro de Gestores do Instituto Acqua no Maranhão. O hospital é referência estadual em atendimentos de média e alta complexidade e encerrou o ano com produção de mais de 695 mil atendimentos, entre consultas, exames, cirurgias, internações, procedimentos médicos, entre outros serviços.

Edilson Medeiros, diretor-geral do HCM, apresentou comparativo de dados coletados a partir de junho de 2018 – período em que o hospital passou a ser gerenciado pelo Instituto Acqua – até os números de 2019. “Reorganizamos quase toda documentação e processos burocráticos que ainda mantinham um modelo da empresa que gerenciava o hospital anteriormente, com isso, adotamos critérios para acompanhar os indicadores para melhor entrada do usuário e obtivemos conquistas pela otimização do tempo e recursos”, destacou.

Entre as conquistas apresentadas pela equipe do hospital em 2019 estão a habilitação do serviço de neurocirurgia e a implantação do serviço de humanização nas unidades de terapia intensiva. “Com a implantação dos serviços da comissão de humanização, nós garantimos um tratamento com mais qualidade ao paciente, incluindo a participação do acompanhante e familiares nos cuidados terapêuticos”, observou Edilson Medeiros.

Outro desafio apontado foi a readequação dos serviços da UTI Cardiológica Pediátrica. “Estamos realizando o atendimento regular e, além dos serviços de cardioterapia, também ampliamos os leitos de terapia intensiva pediátrica”, falou o diretor.

Números – Com mais de 1.200 colaboradores diretos e equipes médicas, o Hospital Dr. Carlos Macieira é a maior unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão.

Em outubro de 2019, foram mais de 300 procedimentos cirúrgicos realizados com apoio de recursos doados por emenda parlamentar. O hospital também concluiu a certificação da Organização Nacional de Acreditação, implantou novo software de gestão hospitalar, passou a receber pacientes jovens e adultos em tratamento de fissuras labiopalatinas, instalou uma segunda máquina de hemodinâmica, ofereceu mais de 500 exames de ressonância magnética a pacientes de todo estado e é a primeira unidade de saúde a receber uma moderna torre 3D de videolaparoscopia.

A equipe apresentou ainda o caso de atendimento da paciente Hayla Vanessa Araújo da Conceição, 10 anos, do município de São Mateus. A menina chegou à unidade com caso clínico grave. “Ela chegou na unidade com vários fatores de complicação. O coração dela não estava dando conta do organismo, além de desnutrição. Ela precisou de atendimento que envolveu toda a equipe”, explicou a pediatra Bárbara Tanaka.

O tratamento de Hayla exigia suporte ventilatório, otimização medicamentosa, aporte nutricional, terapia ocupacional, atendimento psicológico, tratamento medicamentoso e odontológico. Tudo disponível de forma multidisciplinar dentro da unidade de saúde. A recuperação da menina dentro da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Cardiológica foi a experiência exitosa apresenta pela unidade de saúde.

Programação – Até esta terça-feira, 10 de dezembro, as unidades de saúde gerenciadas pelo Acqua no Maranhão apresentam dados de atendimento. Nesta segunda-feira (09/12), apresentaram-se também as equipes da Maternidade Benedito Leite, Maternidade Nossa Senhora da Penha, Maternidade Humberto Coutinho e Unidades de Especialidades Odontológicas (Sorrir).

Na terça-feira (10/12) a programação terá a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Hospital Macrorregional Tomás Martins, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, Hospital Regional de Balsas e Casa de Apoio Ninar.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *