contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) implanta prontuário afetivo

26/06/2021

Iniciativa garante assistência humanizada nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua

Nesta semana, a equipe do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), deu início à implantação dos prontuários afetivos. A iniciativa visa contribuir com o processo de vinculação entre a equipe assistencial, família atendida e suas redes de apoio. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com a coordenadora de enfermagem do hospital, Nayra Karoline, o prontuário afetivo não substitui o prontuário de identificação dos pacientes. “É uma forma de criarmos uma oportunidade de vínculo afetivo. O prontuário de identificação do leito tem informações técnicas, específicas, sobre o parto, medicações, origem da paciente, já o prontuário afetivo traz uma pequena biografia e particularidades da família”, disse.

A Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinca), que integra a UTI Neonatal do hospital infantil, foi o primeiro setor a ter os prontuários instalados, e possui 5 leitos. Nas próximas semanas, a equipe pretende finalizar a implantação dos prontuários nos 89 leitos, entre UTI Neo, UTIs Pediátricas e enfermarias.

Dois modelos de prontuários afetivos estão sendo utilizados pela equipe assistencial. Na enfermaria pediátrica, as informações são o nome, apelido, dia de aniversário, nome da mãe e do pai, brincadeira, desenho e comida favorita. Já os bebês da UTI Neonatal são identificados também pelas informações pessoais e da família, incluindo irmãos, o motivo de choro e um tipo de gosto específico.

No leito 99 da Ucinca, por exemplo, está internada Alice Emanuely, 2 meses, acompanhada da mãe, Deuzilene da Conceição Costa, 36 anos. A família mora em Jenipapo dos Vieiras, no sul do Maranhão. No prontuário afetivo, consta o apelido da menina, Princesa, além do nome dos irmãos, Duda e Davyd, e que a menina chora muito quando está com fome e que gosta bastante do colo da mamãe.

“O pai escolheu o nome dela por causa da avó paterna e eu escolhi Emanuely porque significa Deus conosco. As enfermeiras quando chegam aqui já chamam ela pelo apelido, de um jeito carinhoso. Eu gosto porque tem o nome de todo mundo, do meu marido, dos meus filhos, e sinto que minha família está junto também”, disse Deuzilene.

Para realizar a implantação, foram feitas reuniões entre as equipes para consolidar a importância da assistência humanizada. As equipes multiprofissionais colaboram no preenchimento junto com as mães. No setor das enfermarias, as crianças é quem respondem as perguntas, quando já conseguem se comunicar verbalmente.

“Esse é um projeto coletivo que promove também a integração das equipes e o fortalecimento dos vínculos, tão importante nesse momento de assistência e internação. Também vamos implantar o certificado de coragem na UTI Neonatal para as crianças que enfrentaram uma recuperação difícil, como incentivo pela evolução assistencial até a alta”, finalizou Nayra Karoline.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *