contato@institutoacqua.org.br

Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) promove roda de conversa sobre aleitamento materno

19/08/2020

Atividade integra programação da Campanha Agosto Dourado; momento de diálogo com mães de bebês em tratamento semi-intensivo reforça importância do aleitamento exclusivo nos primeiros meses de vida

Mães que acompanham filhos recém-nascidos internados na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) e Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCinco) do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), participaram de atividade diferente nesta terça-feira (18/08). Uma roda de conversa promovida pela unidade de saúde possibilitou trocar experiências, tirar dúvidas e conhecer mais de perto os benefícios do leite materno. A atividade integra a programação da Campanha Agosto Dourado e tem reforçado a importância do aleitamento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebê.

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o hospital realiza até o próximo dia 31 programação  voltada para o incentivo à amamentação e destaca o impacto na alimentação infantil no meio ambiente, além de promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o número de participantes no evento foi reduzido, evitando aglomeração. Grupos de cinco mães participam por dia das atividades.

Sara Guillania Cavalcante, 19 anos, mãe de David Levi, de um mês, contou como tem sido a rotina de amamentação do segundo filho. “Tem sido boa. Apesar de já ter tido essa experiência com a primeira filha, o Levi nos primeiros dias de vida começou a perder peso, mas agora com o leite estou percebendo que ele está até ganhando mais peso do que quando usava a fórmula. Com o leite materno ele ganhou 60 gramas”, relatou.

Durante a roda de conversa, as mulheres contaram os desafios e a expectativa de ganho de peso dos filhos durante o período de internação na unidade de saúde. Uma dinâmica sobre verdades e mitos com perguntas relacionadas à amamentação esclareceu dúvidas sobre características do leite materno, importância e relação da ansiedade com a produção do leite.

Elexandra da Silva, 28 anos, natural de Fortuna, distante 455 km de São Luís, mãe de Benício, que segue em tratamento no hospital infantil, também falou da importância da amamentação. “Fico feliz em amamentar. Ele tem ganhado peso e acho isso importante, reforça nossa ligação”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os benefícios para a mulher que amamenta está a redução das chances em desenvolver câncer de mama. O órgão lembra que a cada ano que a mulher amamenta, reduz em 6% o risco de desenvolver esse tipo de câncer.

Diálogo – Lorena Braga, técnica do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, coordenou a roda de conversa e destacou a importância de ações desta natureza para incentivar o aleitamento materno.

“Estamos em um mês dedicado a reforçar as ações intersetoriais de apoio ao aleitamento materno.  A programação tem sido voltada para reforçar essa mensagem de apoio, incentivo e de proteção para as mães e também aos profissionais de saúde. É importante que cada situação seja avaliada de maneira diferente, levando em consideração o estado clínico do bebê e como tem sido a relação da mãe com o bebê”, explicou.

A enfermeira lembrou ainda que a campanha de doação de frascos é permanente e importante para a manutenção e funcionamento dos Bancos de Leite. No Maranhão, um dos quatros bancos de leite humano está na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão.

Quem deseja doar os frascos precisa ficar atento às especificidades dos frascos. Eles precisam ser frascos de vidro – café solúvel ou maionese -, com tampa rosqueável de plástico e boca larga com capacidade de 200 a 500 ml. Os frascos poder ser entregues na recepção da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro da Cohab, em São Luís. Um frasco de 200 ml pode alimentar até 11 bebês prematuros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *