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Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA) comemora três anos de funcionamento com mais de 1,5 milhão de atendimentos

25/08/2019

Neste ano já foram mais de 290 mil serviços prestados à população; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), comemora neste domingo (26/08) três anos de funcionamento e serviços prestados à população. Desde a implantação, em agosto de 2016, a unidade de saúde já realizou 1.585.947 entre procedimentos médicos, ambulatoriais, cirúrgicos, atendimentos da equipe multiprofissional e outros serviços. O aparelho de saúde, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), é referência para mais de 20 municípios da região do Vale do Pindaré. Só este ano já foram contabilizados 299.677 atendimentos dos mais variados tipos e especialidades.

“O Macrorregional Tomás Martins é um hospital-modelo dentro da região do Vale do Pindaré. Representa assistência humanizada, desenvolvimento da segurança do paciente, assistência multiprofissional e qualificada. Apresentamos ainda o projeto de Alta Programada, na qual a unidade mantém contato com o município de origem para garantir a continuidade da boa assistência ao paciente que recebe alta, garantindo assim manutenção da sua saúde e segurança”, pontuou a diretora-administrativa do Macrorregional, Thayse Lima.

O Hospital dispõe atualmente de 116 leitos – 26 leitos de clínica médica, 26 de pediatria, 26 de ortopedia, 26 de cirúrgica e 12 UTIs. Ao todo, hoje o hospital soma equipe multiprofissional com mais de 400 colaboradores diretos e indiretos, incluindo médicos, profissionais de enfermagem e especialistas em diversas áreas de saúde.

A aprovação na prestação do serviço ofertado pelo Hospital Macrorregional reflete na avaliação dos usuários do serviço de saúde. Internada desde o dia (19/08), a universitária Luana Conceição Batista, 25 anos, moradora do município de Santa Luzia do Tide, um dos municípios cobertos pelo hospital, expressa como tem sido o tratamento na unidade durante os dias que permanece hospitalizada.“É a primeira vez que sou atendida no Macrorregional. Fui atendida na minha cidade e os médicos me encaminharam para fazer uma tomografia. Quando realizei o exame, mostrou que eu estava com apendicite e o médico já pediu que eu ficasse internada. Realizei aqui mesmo a cirurgia. O atendimento foi excelente. O Hospital tem grandes profissionais e de alta competência. Fui muito bem tratada”, contou.

Números – O Hospital Macrorregional tem apresentado resultados positivos atingindo as metas estabelecidas na prestação do serviço. Os números contabilizados desde janeiro deste ano refletem a excelência no atendimento. As internações até julho de 2019 somam 2.437. Os procedimentos ambulatoriais foram 90.854. As consultas da equipe multiprofissional, de janeiro a julho, contabilizam mais de 435 mil. Os dados ainda apontam resultados positivos nos números de consultas médicas (69.284), atendimentos em mutirão (3.598), cirurgias (9.175) e S.A.D.T ( 965.926). Em 2016, foram 121.448 atendimentos. Em 2017, os números registrados foram 658.927, e ano passado contabilizou-se 505.895.

Avanços – O Hospital Macrorregional Tomás Martins vem ao longo dos três anos suprindo necessidades de pacientes de 20 municípios cobertos pela unidade de saúde. Antes estes usuários dependiam da provisão da Capital e enfrentavam longas filas de espera na busca de atendimento, a exemplo do atendimento em neurologia/neurocirurgia, nefrologia e cirurgia pediátrica, já ofertados na unidade de saúde.“Nestes últimos três anos realizamos a primeira cirurgia de meningocele do interior do Maranhão, a partir do mutirão de cirurgias pediátricas. Realizamos ainda a primeira cirurgia de coluna, após implantação da neurocirurgia”, destacou a diretora-administrativa do Hospital Macrorregional Tomás Martins, Thayse Lima.

Entre os avanços na unidade de saúde ao longo de três anos, a direção, Instituto Acqua e SES têm investido ainda na capacitação técnica de colaboradores, aquisição de novos equipamentos, melhoria na assistência aos usuários, além de incremento de novas ferramentas de gestão. No último mês, uma nova ferramenta foi implementada no Macrorregional Tomás Martins. Agora, o paciente que aguardava, em média, quatro horas para ser direcionado ao consultório não precisa passar por várias recepções até chegar à sala do médico. Ele permanece, no máximo, duas horas. Em menos tempo, o paciente tem o cadastro confirmado e passa pelos procedimentos iniciais sendo logo atendido.

Lean Healthcare foi o caminho escolhido como modelo de gestão para garantir qualidade, segurança e fluidez das atividades. A linha estratégia de gestão segue com o envolvimento de todos funcionários no atendimento – desde recepção até a equipe médica e de enfermagem.

A unidade é referência para as regiões de Santa Inês, Zé Doca e Pindaré, que compreendem cerca de 160 mil pessoas. A meta é realizar novos mutirões de cirurgias e seguir com a capacitação de profissionais para oferecer cada vez mais qualidade na prestação do serviço público de saúde para a região.

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