contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) encerra Campanha Outubro Rosa

29/10/2020

Evento conscientizou população e profissionais de saúde sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), encerrou na última quarta-feira (28/10) as atividades da Campanha Outubro Rosa. O último dia da programação contou com palestra sobre a interpretação do resultado de colpocitologia oncótica, estágios do câncer de mama e autoexame das mamas ministrados pelo médico ginecologista e obstetra, Jorge Peralta, e enfermeira Vanessa Lavor Sobreira. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Agradecemos a todos pelo empenho e participação na campanha, nosso intuito foi conscientizar o maior número de pessoas em relação à prevenção do câncer de mama e câncer de colo útero e ressaltar a importância do diagnóstico precoce, evitando mortes pela doença. Durante o mês de outubro coletamos mais de 50 exames diagnóstico de câncer de colo de útero entre as colaboradoras”, afirmou a enfermeira obstetra, Marília Leite.

O ginecologista obstetra, Jorge Peralta, explicou sobre o exame de câncer de colo de útero, Papanicolau. “O teste é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. Através do diagnóstico precoce reduzimos a mortalidade de câncer do colo do útero”, disse.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Corresponde a cerca de 29,7% do total de novos casos a cada ano. A enfermeira Vanessa Lavor Sobreira orientou os colaboradores sobre o autoexame de mama e tirou dúvidas.

“Estudos indicam que cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres, por isso o autoexame é importante. Fique atenta para qualquer nódulo nos seios e axilas, dor ou inversão do mamilo, vermelhidão ou saída de secreção pelo mamilo e procure imediatamente um médico, quanto mais cedo descobrir maiores são as chances de cura”, ressaltou.

Profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) encerraram as atividades com apresentação de dança e paródia sobre autoexame de mamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *